Caldos para o inverno: comidas e bebidas quentes para a estação!

Qualidade de Vida

18/05/2022

Quando o frio chega, um bom caldo ou uma sopa podem dar o gostinho que o inverno pede. Mas será que esses pratos realmente aquecem o corpo?

4 min de leitura

Caldos para o inverno: comidas e bebidas quentes para a estação!

Manter o corpo quente no inverno significa pegar jaquetas, luvas e cachecóis no armário para  nos reconfortar enquanto enfrentamos o ar livre. Claro, envolver-nos em todas essas camadas ajuda a nos proteger do clima. Mas você sabia que o que você come e bebe ao longo do dia pode aquecê-lo de dentro para fora? 

Realmente ingerir certos alimentos e bebidas aquecem você. Para entrarmos no clima do inverno, mas sem passar frio, vamos indicar alguns caldos e bebidas para esquentarmos na estação!

Caldos para o inverno: comidas e bebidas quentes para a estação!

Caso você já tenha ouvido falar que comidas e bebidas quentes esquentam o corpo, talvez tenha soado como um mito popular, uma crença sem fundamento, não é mesmo?

Se sua avó ou sua mãe, porém, passaram a vida insistindo no poder que os caldos e sopas têm de esquentar o corpo, saiba que elas estão certas!

Comidas e bebidas quentes como caldos e sopas têm, sim, poder de manter o corpo mais quente.

A seguir, confira alguns alimentos que vão esquentar você no tempo frio e dicas para consumi-los no inverno.

Caldos e sopas para esquentar o corpo no inverno

O líquido quente de um caldo ou de uma sopa ajuda nos deixar com a sensação de corpo aquecido.

Os caldos quentes e as sopas, em geral, são boas opções, mas alguns ingredientes podem potencializar ainda mais a ação de proteger o copo. Experimente usar ingredientes como gengibre, brócolis e pimenta vermelha para aumentar ainda mais essa sensação.

Sabendo da ação de sopas e caldos nessas situações, veja algumas dicas de preparo: sopas fáceis e gostosas para a gente se deliciar na época mais fria do ano.

Caldo de abóbora

1 abóbora-cabotiá sem casca e sementes (picada)

3 litros de água

1 cebola pequena (picada)

1 talo de alho-poró (picado)

Tomilho, alecrim, sal e pimenta-do-reino a gosto

Para fazer um bom caldo de abóbora, é só cozinhar o legume na água com a cebola e o alho-poró, temperando com as ervas, sal e pimenta até amaciar. Em seguida, bata tudo no liquidificador ou no processador até triturar bem. Leve de volta ao fogo médio, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e cozinhe até encorpar. Sirva em seguida.

Caldo de feijão

1 e 1/2 xícara (chá) de feijão cozido

3 xícaras (chá) de caldo do cozimento do feijão

2 colheres (sopa) de óleo ou azeite de oliva

1 cebola picada

50g de bacon em cubinhos (opcional)

2 dentes de alho (picados)

Salsa, cebolinha e coentro (picados)

Sal a gosto

O caldo de feijão é famoso por esquentar e é uma estrela das comidas de festa junina. Para fazê-lo, o passo a passo é bastante fácil.

Comece batendo o feijão cozido no liquidificador, juntamente com o caldo. Coe e leve ao fogo. Em seguida, frite o bacon, se for utilizar, no óleo ou no azeite. Junte a cebola e o alho e refogue. Adicione essa mistura ao caldo de feijão fervente e tempere com sal. Sirva com as ervas picadas salpicadas por cima.

Caldo de couve-flor

1 fio de azeite de oliva

1 cebola pequena (picada)

2 dentes de alho (picados)

1 couve-flor pequena

2 litros de água

Sal, pimenta-do-reino e cebolinha verde (picadinha) para servir

Para quem busca uma opção mais leve, o caldo de couve-flor é uma boa pedida. Para fazer essa receita, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho até dourarem levemente. Em seguida, adicione a couve-flor e a água e deixe cozinhar por 25 minutos.

Transfira para o copo do liquidificador e bata até triturar bem. Leve de volta ao fogo baixo e tempere com sal, pimenta e sirva com cebolinha picada.

Quer mais dicas sobre como conciliar refeições saborosas e um corpo saudável? Confira nossa seção de artigos especiais sobre Alimentação!

 

Bebidas quentes para o inverno

Você não precisa ser fã de caldos e sopas se quiser manter o corpo quente no inverno. Algumas bebidas muito conhecidas e fáceis de preparar em casa também estão entre as que mais aquecem no frio. Veja algumas delas:

bebidas quentes

Café

O café, além de ser uma verdadeira mania nacional, é uma das bebidas mais conhecidas por esquentar. Um café quentinho, puro, com leite ou em qualquer outro formato, pode ajudar a espantar o frio. 

Chás e infusões

Os chás e as infusões também são ótimas opções para aquecer o corpo nesta época do ano. Tomar um bom chá também pode ser uma fonte de hidratação para o corpo, especialmente porque, nos dias frios, a ingestão de líquidos tende a ser menor. Boas opções são os chás preto, branco, vermelho e verde.

Vinho tinto

O vinho tinto traz uma combinação entre álcool, açúcar residual e fenóis que, somados, dão corpo e peso ao vinho, trazendo a sensação de calor ao beber. No inverno, o vinho tinto surge então como uma alternativa aconchegante para quem quer uma bebida que ajude a aquecer. Como estamos falando de uma bebida alcoólica, porém, é importante beber com moderação, a fim de evitar os problemas causados pelo consumo excessivo.

Depois de conhecer as bebidas, os caldos e as sopas que podem aquecer no período mais frio, continue de olho em outras situações comuns do outono e do inverno. É nessas estações que algumas doenças se proliferam com mais facilidade, como a gripe, os resfriados e as alergias respiratórias.

Saiba mais sobre as doenças de inverno e aprenda a se prevenir para fugir delas!

Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH
Conteúdo validado por Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH

Equipe responsável por prover conteúdos em soluções assistenciais para clientes, profissionais e prestadores da Unimed-BH, assim como para a sociedade como um todo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários