Artes marciais para crianças: por que incentivar a prática na infância?

Qualidade de Vida

24/11/2021

Afinal, as artes marciais incitam a violência em crianças? A resposta é não, e neste conteúdo, vamos te explicar o porquê disso.

4 min de leitura

Artes marciais para crianças: por que incentivar a prática na infância?

Disciplina, equilíbrio, fortalecimento físico e desenvolvimento de habilidades sociais: esses são alguns dos benefícios das artes marciais para crianças de todas as idades.

A lista de pontos positivos dessa modalidade é extensa, e quando somada à diversão e ao gasto de energia promovidos durante as práticas, pode ser uma boa aposta para os pequenos.

Mesmo com tantos benefícios comprovados, a opinião dos pais se divide a respeito dos prós e contras das artes marciais na infância. O medo de quem se opõe à prática é o incentivo à violência, afinal, trata-se de um treino de lutas.

Quer conhecer mais sobre as principais artes marciais e sobre os motivos que as tornam tão benéficas para o desenvolvimento infantil? Continue lendo este artigo, saiba mais e abandone de vez as dúvidas sobre o assunto.

Artes marciais: o que são e os principais tipos

Ao se deparar com o nome artes marciais, a primeira imagem que vem à mente de algumas pessoas é a de lutas orientais, muitas delas, representadas em filmes de ação.

O termo, entretanto, faz referência ao deus da guerra, Marte, portanto tem origem ocidental e esse grupo contempla práticas originárias de todas as partes do mundo.

A característica comum das artes marciais, independente do local de sua origem, é a busca por proteção. Dadas as características individuais de cada uma delas, suas derivações ou adaptações possuem, em comum, o intuito de defesa pessoal, e ainda hoje são utilizadas para este fim por alguns grupos.

Porém, na infância, elas podem ser utilizadas para desenvolver outras habilidades para a garotada.

Tipos de artes marciais: conheça os 5 mais procurados

Diversas origens, múltiplos benefícios e práticas para todos os gostos. Conheça um pouco mais sobre os principais tipos de artes marciais.

1. Taekwondo

Originário na Coréia, trabalha golpes com pés e pernas e poomsaesmovimentos típicos de defesa feitos com mãos e punhos.

Além da técnica, o Taekwondo estabelece uma série de premissas que devem ser seguidas pelos seus praticantes. Como esporte, incentiva a disciplina e proporciona o desenvolvimento físico.

2. Judô

A lógica dessa arte marcial de origem japonesa é um pouco diferente: ao invés de se utilizar braços ou pernas para ataque e defesa, o objetivo do judô é levar o oponente à queda com movimentos feitos com todo o corpo.

O judô propicia ao seu praticante, força física, estratégia, equilíbrio e disciplina. Por esse motivo, é comum ver escolas que promovem aulas de judô na educação infantil.

3. Capoeira

Embora muitas pessoas possam não imaginar, a Capoeira pode ser considerada uma arte marcial. Criada no Brasil por africanos escravizados, ela combina movimentos de ataque e defesa com acrobacias aéreas e tudo isso é feito ao ritmo de atabaque e berimbau.

É uma modalidade que, além de ensinar autodefesa e disciplina, coloca o praticante em contato com ensinamentos importantes da história e cultura.

Quais são os benefícios das artes marciais?

É comum que alguns pais se oponham à ideia de incentivar seus filhos à prática de artes marciais na infância. Isso parte da suposição de que as modalidades incentivam a violência.

O que acontece é que, embora criadas com esse intuito, em dias atuais as artes marciais não incitam comportamentos violentos ou conflitos – pelo contrário.

Os conceitos de disciplina contidos nas aulas de artes marciais contemplam o respeito ao horário do treino, à hierarquia e força de vontade para executar com maestria os movimentos ensinados e especialmente controle emocional e respeito ao “oponente”.

Esses ensinamentos se estendem para fora das aulas,e podem ser aplicados na sala de aula e na convivência familiar. Além da disciplina, as artes marciais na infância enfatizam vivências importantes para toda a vida:

  • Ética;
  • Equilíbrio;
  • Senso de defesa pessoal;
  • Prevenção à obesidade;
  • Resistência física.

Artes marciais para crianças: como escolher a ideal para o seu filho(a)?

Você já viu que as artes marciais para crianças podem ser grandes aliadas na formação dos pequenos. Mas afinal, como escolher a modalidade adequada?

É importante ter em mente que a diversão deve ser primordial. Deixe que o seu filho opine e escolha a aula que ele quer fazer e o incentive nas práticas dos exercícios.

Após escolher um dos tipos de artes marciais, é importante optar por uma escola focada e preparada para a educação infantil, afinal, a metodologia de ensino é diferente para crianças e para adultos.

O que ter em mente antes de começar as aulas?

Não basta apenas escolher a categoria e o local onde serão realizadas as aulas. É preciso tomar uma série de cuidados para que as aulas de artes marciais para crianças sejam benéficas à saúde:

  • Visite o pediatra para que ele possa avaliar as condições físicas;
  • Adquira as vestimentas e equipamentos de segurança indicados pelos professores;
  • Encaixe a prática das atividades físicas na semana em um horário e frequência confortáveis e não sobrecarregue a rotina da criança;
  • Acompanhe as aulas e seja participativo ao longo dessa descoberta.

Cuidando da saúde desde a infância

As artes marciais para crianças são apenas uma forma de cuidar da saúde infantil de forma divertida e lúdica.

A lista de vantagens de se incluir essa prática na vida dos pequenos é numerosa, e quando aliada a outros hábitos saudáveis, os resultados podem se estender para a vida adulta.

Pensando em ajudar você nessa missão, separamos outros conteúdos relacionados à saúde da garotada > Descubra como estimular a atividade física infantil em cada idade e Obesidade infantil: riscos, como evitar e a importância da boa alimentação.

Para aquelas um pouquinho preguiçosas, drible o desinteresse com o livro de atividades mudancinha de hábito. São atividades, receitas e dicas de alimentação saudável para incentivar os pequenos com diversão e alegria. Confira:

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários