Conheça o Mercado Novo em BH: o que fazer nesse lugar histórico

Qualidade de Vida

06/07/2022

Apesar do nome, o local é antigo e passou por grandes transformações recentes. Conheça a história do Mercado Novo e tudo o que ele pode proporcionar

4 min de leitura

Conheça o Mercado Novo em BH: o que fazer nesse lugar histórico

O Mercado Novo passou por grandes mudanças nos últimos anos. Um dos locais mais emblemáticos de Belo Horizonte, deixou para trás o passado de andares vazios e se tornou um dos pontos de encontro mais importantes da capital mineira.

Localizado na região central da cidade, o mercado ganhou novos ares e recebe milhares de pessoas todos os meses. São bares, restaurantes e outros estabelecimentos a “cara de Minas Gerais” e que fazem a alegria dos turistas.

A Unimed-BH decidiu contar um pouco mais sobre a história do Mercado Novo e de como ele se tornou um símbolo da cultura local, além de dar dicas sobre como se divertir e aproveitar tudo o que esse espaço tem a oferecer.

A história do Mercado Novo

Embora tenha esse nome que hoje é tão falado entre os belo-horizontinos, principalmente dos amantes de uma vida social mais agitada, o mercado não é “novo”. Sua história é antiga e bastante interessante, já que, no passado, ele não constava entre os locais favoritos dos moradores da capital.

Antes de se tornar um “point”, o Mercado Novo via seus corredores sem grandes movimentos e com poucos tipos de negócios. Inaugurado em 1963, ele foi lançado como a promessa de um novo espaço para o comércio local, na tentativa de ser uma espécie de complemento do Mercado Central de BH.

Mercado Central de BH: Conheça o Espaço Instituto Unimed-BH

Apesar da grande quantidade de lojas presentes no espaço, muitas delas se mantiveram desocupadas por um bom tempo. O plano de se tornar “um braço” do mercado original acabou não vingando como esperado. Essa realidade, no entanto, mudou há alguns anos.

Mercado novo

A revitalização do local

Foi em 2018 que o Mercado Novo começou a ganhar uma revitalização que viria a mudar totalmente suas perspectivas. Tudo começou quando um grupo de empreendedores do ramo de produção de cervejas artesanais se reuniu e decidiu abrir dois negócios no local.

A fama de uma cervejaria que já fazia grande sucesso na capital mineira ajudou a aumentar a popularidade do empreendimento. Aos poucos, o espaço começou a ganhar mais visitantes, e o movimento cresceu consideravelmente em pouco tempo.

Cerca de um ano mais tarde, mais 150 boxes que estavam desocupados foram alugados no mesmo andar. Assim começou a revitalização do mercado, que, apesar de tantas transformações, não perdeu sua essência. Os novos empreendedores precisam seguir a estética tradicional do local, que dá um charme especial ao centro comercial.

O que fazer no Mercado Novo em BH?

Quem conhece Belo Horizonte e seus moradores sabe que se trata de uma população animada e criativa, que leva muito a sério sua vida social. Conhecida como a “cidade dos bares”, a capital de Minas Gerais tem tradições específicas que também fazem parte do Mercado Novo.

O espaço está cada vez mais diverso e conta com comércios de vários tipos, misturando arte, gastronomia e muita cultura. Embora as cervejarias sejam o ponto mais forte, o mercado consegue agradar a vários públicos e não se tornou um ponto de encontro por acaso.

A comida mineira, é claro, é um dos carros-chefe da gastronomia do local. Quem gosta de experimentar coisas novas também vai encontrar muita comida boa no Mercado Novo, já que vários dos empreendimentos investem em pratos artesanais não encontrados facilmente em qualquer lugar.

Aos fins de semana, é importante chegar cedo: o sucesso é tanto que o local fica bastante movimentado, acima de tudo durante a noite. Se o seu objetivo é caminhar com calma e conversar com mais tranquilidade, o horário do almoço pode ser uma ótima pedida.

Mercado novo

Ponto turístico da capital mineira

Com toda essa transformação e com o grande sucesso, não é exatamente uma surpresa que o Mercado Novo tenha se tornado um dos locais turísticos mais procurados de BH – principalmente para quem gosta de se socializar.

Não é muito difícil encontrar gente conhecida pelos corredores do centro comercial, mas o espaço também se tornou uma ótima opção para quem deseja conhecer pessoas novas, bater papo e, é claro, tomar a boa e velha cervejinha que tanto faz sucesso entre os belo-horizontinos.

O Mercado Novo se tornou um ponto de encontro para todas as idades e estilos. Vale a pena conferir as novidades do local e aproveitar a vida gastronômica, social e cultural nos corredores mais famosos da cidade.

Como chegar ao Mercado Novo?

Endereço: R. Rio Grande do Sul, 499 – Centro, Belo Horizonte

O local funciona todos os dias, mas é importante verificar o horário de funcionamento, que varia dependendo do dia da semana.

Pratique exercícios ao ar livre em BH

Ainda que Belo Horizonte seja conhecida por seus bares e pelo público noturno animado, a capital mineira também vem ganhando cada vez mais opções para as pessoas que se preocupam com o bem-estar e com hábitos saudáveis.

Praticar atividades físicas é importante para todas as pessoas, de todas as idades, mas muita gente não gosta muito das academias tradicionais. Uma boa alternativa é fazer academia ao ar livre, prática que vem ganhando mais adeptos entre os moradores.

Atualmente, a cidade conta com mais de 400 academias em lugares abertos. São pontos equipados para a prática de exercícios em vários locais. A Unimed-BH preparou um Guia em que fala sobre a importância das atividades para a saúde e de como aproveitar os locais abertos disponíveis pelo município. Confira!

Academias ao ar livre em BH: veja os cuidados ao usar

Confira também: Parques em BH: 5 locais para se divertir e curtir a natureza

Unimed-BH
Por Unimed-BH

Há mais de 50 anos a Unimed-BH segue firme em seu propósito de cuidar e está presente na vida de mais de 1,3 milhão de pessoas oferecendo assistência completa e de alta qualidade.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários