Brincadeiras de festa junina: saiba como aproveitar a época de festas

Qualidade de Vida

15/06/2022

Chegou a hora de curtir um dos períodos mais gostosos do ano! Saiba como aproveitar o momento e relembre as melhores brincadeiras de festa junina

5 min de leitura

Brincadeiras de festa junina: saiba como aproveitar a época de festas

A festa junina é um dos momentos mais esperados do ano pelos brasileiros. Tradicional e merecedora de enorme sucesso em todo o país, essa festa tem tudo para ser ainda mais especial depois de dois anos sem comemoração presencial.

Chegou a hora de aproveitar as comidas típicas do evento, as brincadeiras características, a decoração especial e os figurinos que completam a celebração.

Para você aproveitar ainda mais esta época tão especial, o Portal Viver Bem separou uma série de dicas que vão agradar a todas as idades e aquecer a estação.

Comidas e bebidas típicas

Uma das características da festa junina que mais agradam é a variedade de comidas típicas. São diversas opções de alimentos doces, salgados e até bebidas que fazem a alegria do público.
Veja algumas dicas de pratos típicos que não podem faltar numa boa comemoração de São João:

1. Espiga de milho verde

As espigas de milho verde são fáceis de cozinhar e fazem o maior sucesso. O preparo é simples e demanda apenas um pouco de paciência: basta lavar as espigas, colocar em uma panela de pressão por cerca de 30 minutos e esperar esfriar.

2. Canjica

Entre os doces, a canjica é, sem sombra de dúvida, uma das queridinhas nas festas juninas. Em algumas regiões do Brasil, a sobremesa é mais conhecida como mungunzá, mas o sucesso é o mesmo.

3. Quentão

O evento ocorre entre o outono e o inverno, quando é comum que a temperatura esteja em baixa. O quentão é uma boa forma de esquentar o corpo e o coração.

É importante ressaltar que a bebida não precisa ser necessariamente alcoólica. Também é possível encontrar receitas simples de fazer e que não levam álcool entre os ingredientes.

Receitas saudáveis e saborosas

Você não precisa abandonar os hábitos saudáveis de alimentação para aproveitar as festas juninas. O Portal Viver Bem traz uma série de dicas e ensina 3 receitas deliciosas e tranquilas de fazer. Confira:

Pratos típicos de festa junina: 3 receitas saudáveis para fazer em casa

As brincadeiras da festa junina

Além das comidas típicas, a festa junina faz sucesso por mais um detalhe: as brincadeiras que fazem alegria de todos, acima de tudo das crianças.

Você se lembra de todos os joguinhos?

Brincadeiras de festa junina

Pescaria

A pescaria é, certamente, uma das brincadeiras mais famosas. Ela consiste em um tanque de areia com peixinhos feitos de madeira ou papel.

Na hora de preparar, é importante adicionar uma espécie de argola na boca do peixe para que seja possível pescá-lo. O bambu pode ser usado para confeccionar as varas. Normalmente, quem consegue capturar o peixinho ganha uma prenda.

Tomba Latas

Uma das brincadeiras mais simples é o tomba-lata. No jogo, é necessário empilhar várias latas em forma de pirâmide. O jogador precisa acertar a maior quantidade possível e derrubar a pirâmide para ganhar um prêmio.

Dica: faça uma decoração especial na lata e utilize meias para confeccionar as bolas usadas no jogo.

Boca do palhaço

Quem nunca brincou de acertar a bola na boca do palhaço? Esse é mais um joguinho bastante famoso e que não pode faltar em uma boa festa junina.

Para preparar a brincadeira e testar sua mira, utilize um papelão e faça o desenho de um palhaço. É importante cortar um buraco na boca do personagem – atente-se ao tamanho, já que as bolinhas do jogo devem conseguir passar por ele.

Jogo da argola

O jogo da argola é famoso não apenas nesta época do ano e costuma ser usado em qualquer ocasião, principalmente para entreter as crianças. Pode ser até mesmo uma ótima maneira de distrair os pequenos durante as férias escolares.

Para preparar a brincadeira, utilize 10 garrafas do mesmo tamanho e defina um número de pontos que cada uma delas vai valer. Com argolas, os jogadores tentam acertar as garrafas e ganhar prendas.

Correio elegante

O correio elegante não poderia faltar na lista. O jogo é bastante simples e consiste em deixar uma pessoa entregando bilhetinhos para os convidados que estão na festa.

O ideal é fornecer papéis e canetas coloridas para que os interessados escrevam recadinhos especiais para seus amigos, familiares e até pretendentes.

Corrida do saco

Outra brincadeira simples e que faz sucesso nas festas juninas é a corrida do saco. Durante o jogo, os participantes colocam as pernas dentro de um saco de pano, que normalmente é feito de estopa.

Na sequência, eles apostam em uma corrida com “largada” e “chegada”, e o primeiro a terminar é o vencedor.

Cabo de guerra

O cabo de guerra também é uma brincadeira muito popular nas festas de São João. A dinâmica é bastante simples e, por ser em grupo, é importante para a socialização das crianças.

Duas equipes são separadas e se posicionam segurando uma corda, que precisa estar centralizada no começo do jogo. Faça uma marca no chão. Na sequência, os jogadores começam a puxar a corda e tentam fazer com que os oponentes pisem na linha.

Bandeiras de festa junina

Decoração

Outra forma de se divertir antes e durante a festa junina é cuidar da decoração do ambiente. São muitas as opções disponíveis, e a comemoração não fica completa sem alguns itens típicos desta data.

A decoração mais famosa, é claro, são as bandeirinhas. Normalmente, elas são coloridas, coladas em barbantes e penduradas no alto, seja em locais abertos, seja em locais fechados. Também é possível utilizar páginas de revista.

As mesas típicas podem contar com vários docinhos espalhados, assim como objetos próprios do São João.
Fantasias de festa junina

Além da decoração, vale a pena investir num figurino que combine com a temática das festas juninas. É possível montar um estilo caipira com peças que você já tem em casa.

O xadrez colorido é famoso e pode ser usado em camisas, calças, lenços e outras peças de roupa. Os itens cheios de cor combinam muito bem com um jeans, por exemplo.

Para entrar ainda mais no clima, as peças usadas durante a quadrilha são, além das camisas xadrez, os vestidos de chita (tecidos coloridos).

Quadrilha

Um dos momentos mais esperados das festas juninas é a quadrilha. Típica das comemorações caipiras, ela costuma ser antecedida pelo famoso “casamento na roça”.

Tradicionalmente, os participantes escolhem um par e dançam uma coreografia de braços dados. Alguém orienta os passos dos pares e, normalmente, eles seguem um roteiro já predefinido.

Férias escolares: o que fazer?

As festas juninas acontecem num momento bastante oportuno: o período das férias escolares. Além das comemorações de São João, a criançada precisa de outros estímulos para aproveitar esse momento de descanso.

Belo Horizonte concentra diversas opções, e é possível garantir a diversão dos pequenos com segurança, sem se descuidar da prevenção contra a Covid-19. O Portal Viver Bem preparou um Guia com diversas ideias sobre o que fazer na capital mineira durante as férias.

Acesse e aproveite todas as dicas da Unimed-BH: Férias escolares: diversão para crianças em BH

Unimed-BH
Por Unimed-BH

Há mais de 50 anos a Unimed-BH segue firme em seu propósito de cuidar e está presente na vida de mais de 1,3 milhão de pessoas oferecendo assistência completa e de alta qualidade.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários