Cachoeiras em Minas Gerais: 6 opções para você aproveitar
03/03/2023
Que tal conhecer cachoeiras em Minas Gerais? Reunimos 6 opções incríveis para você curtir no interior do estado.
4 min de leitura
Você já visitou cachoeiras em Minas Gerais? Nosso estado é muito querido por suas riquezas naturais, e turistas de todo o Brasil escolhem os mais diversos destinos para aproveitar o que a natureza tem a oferecer.
As praias brasileiras são bastante procuradas, acima de tudo durante os períodos mais quentes do ano. Para quem prefere uma cachoeira, no entanto, são muitas as opções em Minas, inclusive algumas localizadas perto da capital.
O Viver Bem reuniu neste artigo algumas das melhores cachoeiras espalhadas pelo estado para você curtir com a família e os amigos. Anote estas dicas e pé na estrada!
Cachoeiras em Minas Gerais
Minas Gerais abriga nascentes de alguns dos rios mais importantes do país. Não por coincidência, é o estado com mais cachoeiras no Brasil e o destino perfeito para um final de semana de sol e calor.
Diante de um número tão grande de opções, fazer uma lista não é uma tarefa fácil, mas o Viver Bem separou 6 das cachoeiras mais importantes e bonitas para você aproveitar.
1. Cachoeira do Tabuleiro – Serra do Espinhaço
A Cachoeira do Tabuleiro, localizada na Serra do Espinhaço, é a mais alta do estado e considerada uma das mais bonitas. Terceira com maior altura no Brasil, com 273 metros de queda livre, ela chama a atenção pela queda d’água.
Para conhecer a Cachoeira do Tabuleiro, no entanto, é necessário ter bastante disposição. Para entrar pela parte baixa do local, é preciso fazer uma caminhada de aproximadamente 3,5 quilômetros. É cobrada uma taxa para entrar pela portaria, que funciona todos os dias.
Muita gente gosta mais das belezas da parte alta, mas o preparo físico precisa ser ainda maior: são cerca de 7 horas de trilha.
2. Cachoeira do Fundão – Serra da Canastra
Também chamando a atenção por sua beleza, a Cachoeira do Fundão, na Serra da Canastra, não tem um acesso tão fácil, o que faz dela uma das cachoeiras em Minas Gerais consideradas mais belas por sua conservação.
Ela tem uma queda de quase 80 metros e uma piscina natural arredondada. Localizada em uma área particular, ela recebe a luz do sol por praticamente todo o dia e garante momentos especiais em dias de verão.
O local fica a 52 quilômetros de distância de São Roque de Minas, principal município da Serra da Canastra. É necessário pagar uma taxa de visitação.
3. Cachoeira das Irmãs – Araguari
A Cachoeira das Irmãs, que também é conhecida como Cachoeira das Freiras, fica em Araguari, cidade a 36 quilômetros de Uberlândia. Diversas cachoeiras ficam próximas do local.
A queda é de 42 metros de altura e as águas são formadas pelo Ribeirão Bom Jardim. O acesso é bastante fácil e o local fica bastante movimentado em algumas datas, principalmente aos finais de semana e em feriados de calor.
4. Cachoeira Grande – Serra do Cipó
A Serra do Cipó é um dos locais mais queridos do estado e tem a Cachoeira Grande como uma de suas principais atrações. São cerca de 50 metros de quedas horizontais, que atingem 10 metros de altura.
O local tem uma grande história geológica e potência hídrica, chamando a atenção dos turistas. A Cachoeira Grande é localizada em uma área privada com restaurante e banheiros e, por isso, há uma taxa de visitação.
5. Cachoeira da Fumaça – Nova Ponte
Também chamada de Cachoeira do Rio Claro, a Cachoeira da Fumaça fica localizada no município de Nova Ponte, perto de Uberlândia e Uberaba.
Ela tem uma incrível queda de 43 metros de altura e é considerada uma das maiores vazões de água do Triângulo Mineiro. Além de suas belezas, ela chama a atenção dos turistas que praticam esportes radicais como rapel, por exemplo.
6. Cachoeira das Borboletas – São Thomé das Letras
Fechando a lista do Viver Bem sobre cachoeiras em Minas Gerais está a Cachoeira das Borboletas. Ela é localizada em São Thomé das Letras, que se tornou uma das cidades mais queridas do interior do estado.
As águas cristalinas encantam os banhistas, principalmente pela calmaria do local. Ela é conhecida por esse nome porque, em algumas épocas do ano, muitas borboletas podem ser vistas por lá.
O mais indicado é visitá-la no inverno, quando a água está mais cristalina e com um volume mais baixo.
Quais são as cachoeiras mais próximas de BH?
Se você vive na capital mineira ou vai fazer uma visita e deseja conhecer uma cachoeira próxima, fique tranquilo! Existem boas opções de locais próximos da principal metrópole do estado.
Entre as alternativas mais próximas, estão cachoeiras em cidades como:
- Nova Lima, a 18 quilômetros de distância;
- Macacos, a 25 quilômetros de distância;
- Betim, a 39 quilômetros de distância;
- Serra do Cipó, a 98 quilômetros de distância.
Você já ouviu falar em staycation, que é o hábito de “turistar” perto de casa? Preparamos um conteúdo sobre isso que também pode te interessar. Acesse:
Lugares para viajar em Minas: o que é staycation e onde passear
Aproveite com segurança!
Para curtir todas essas cachoeiras, é fundamental manter-se seguro! Além das dicas, o Viver Bem também preparou uma lista com alguns cuidados fundamentais para que seu passeio seja feito com segurança e tranquilidade:
- Não pule de pedras altas e sempre verifique a profundidade da água. O relevo do solo muda e pedras e troncos podem se deslocar.
- Está chovendo? Redobre os cuidados! Evite ficar próximo das águas durante chuvas intensas, pois há risco de elevação súbita do nível da água.
- Locais com correntezas fortes também devem ser evitados, acima de tudo porque não há salva-vidas fixos em ambientes como esses.
- Sempre tome cuidado ao andar pelas pedras, que podem ser muito escorregadias e provocar acidentes.
- Evite ingerir bebidas alcóolicas e entrar na água.
- Cuidado máximo ao levar crianças para as cachoeiras e não as deixe nadar sozinhas.
Lembre-se: aproveitar com segurança é muito mais divertido!
Que tal conhecer melhor Belo Horizonte?
Agora que você conhece uma lista de ótimas cachoeiras para visitar em Minas Gerais e sabe quais são as mais próximas de BH, que tal conhecer melhor a capital mineira?
A cidade tem uma história bastante rica e interessante, além de diversos locais turísticos bastante procurados e visitados por pessoas de todo o Brasil. Confira alguns conteúdos que o Viver Bem já preparou para você a respeito.