Baixa imunidade? Dicas para aumentar o seu sistema de defesa

Qualidade de Vida

30/07/2021

Para fortalecer a imunidade é preciso cuidar dos pequenos detalhes. Confira algumas dicas da Unimed-BH para melhorar o sistema imunológico.

3 min de leitura

Compartilhar

Baixa imunidade? Dicas para aumentar o seu sistema de defesa

Muito tem se falado nos últimos meses sobre doenças respiratórias e a importância de redobrar os cuidados para fortalecer a imunidade. E se você quer se proteger, ainda mais no cenário atual de pandemia da COVID-19, acompanhe esse artigo completo, que vai te ensinar como aumentar a sua imunidade com dicas acessíveis, mas de grande valor.

O que é sistema imunológico?

O sistema imunológico é um conjunto de órgãos, tecidos e células responsáveis pelo combate a microrganismos invasores — como bactérias e vírus — impedindo o desenvolvimento de doenças. Quando algum desses patógenos se instala, a função do sistema imunológico é identificá-los e combatê-los.

Causas de imunidade baixa

O próprio nome já sugere: o sistema imunológico é uma junção de mecanismos que funcionam em sintonia para proteger o corpo. Se algum desses “componentes” não vai bem, todo o resto pode ser prejudicado.

Por esse motivo, é difícil definir com precisão as causas de imunidade baixa. Elas podem ser externas, internas, ou uma junção de fatores que ocasiona o enfraquecimento do sistema imunológico.

A falta de vacinação e questões como a idade podem ser alguns dos fatores que contribuem para a baixa imunidade. E, até mesmo o estresse e outros aspectos da saúde mental, podem fazer com que esse sistema entre em desequilíbrio.

Alguns hábitos e comportamentos como tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, descontrole do peso e, principalmente, a falta de uma alimentação adequada, também podem favorecer a uma diminuição da imunidade. Logo, para fortalecer a imunidade, é preciso estar atento a esses riscos.

O corpo fala: sinais de que o sistema imunológico não está bem

Por se tratar de um mecanismo de proteção do corpo, quando o sistema imunológico está enfraquecido, ele nos dá alguns sinais.

  • Sensação constante de cansaço;
  • Gripes e resfriados frequentes;
  • Unhas enfraquecidas e queda de cabelo;
  • Aftas, herpes e erupções cutâneas;
  • Mudanças bruscas de peso;
  • Diarreia ou prisão de ventre frequentes.

Como melhorar a imunidade: 4 dicas para fortalecer

fortalecer a imunidade

Existem alguns cuidados imprescindíveis para te ajudar na manutenção adequada do sistema imunológico e fortificá-lo, confira:

Busque um estilo de vida saudável

Hábitos saudáveis contribuem para o fortalecer o sistema imunológico. Entre os novos compromissos que podem e devem ser adotados estão:

Com uma vida mais equilibrada, tudo melhora: a sua disposição, o sono — que também é importante para fortalecer a imunidade — e o funcionamento do seu organismo.

Mantenha a vacinação em dia

A vacinação é um dos principais mecanismos de combate a doenças. Não por coincidência, o ato de se vacinar também é chamado de imunização.

Manter o calendário de vacinação em dia, mesmo depois da fase adulta, é um meio eficaz de melhorar a imunidade contra inúmeras doenças e suas complicações.

Aprenda a dosar o estresse

O corpo e a mente funcionam como uma só máquina, por isso, saber identificar períodos de estresse e buscar diminuir a frequência dos episódios é crucial para garantir a imunidade alta.

Esse cuidado pode ser feito adquirindo um novo hobbie, incorporando atividades prazerosas na rotina, e buscando ferramentas para cuidar da saúde mental. Por exemplo, fica claro a importância do acompanhamento psicológico.

Aumente a ingestão de vitaminas

O consumo de vitaminas, sem dúvidas, ajuda a melhorar a imunidade. Isso se dá por meio da alimentação saudável, com uma dieta rica em Vitamina A, C, B12, ômega 3 e afins. É importante também, evitar o consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados, que muitas vezes, não agregam valor à sua saúde.

Além disso, o banho de sol é importante para garantir uma dose diária de vitamina D. Mas esteja atento aos horários recomendados, tempo de exposição e ao uso de protetor solar.

Alimentos que aumentam a imunidade: você é o que você come

Fortalecer a imunidade por meio da alimentação é simples, acessível e agradável. E ainda que existam alguns alimentos que aumentam a imunidade, a diversidade de cores no cardápio é a melhor alternativa.

Invista em uma rotina alimentar que contenha proteínas, carboidratos, gorduras boas e sais minerais. Na hora de preparar o cardápio da semana, você pode contar com a Unimed-BH.

Preparamos um conteúdo exclusivo sobre alimentos com vitamina C que ajudam a melhorar a imunidade, e também tiramos as principais dúvidas sobre alimentação saudável. Confira:

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021