Segurança digital: entenda a importância nos dias atuais
20/09/2023
A segurança digital é fundamental no mundo em que vivemos hoje. Informe-se a respeito neste artigo especial do Viver Bem.
4 min de leitura
No cenário atual, a tecnologia permeia quase todos os aspectos de nossa vida. É cada vez mais comum que diversos serviços sejam realizados a partir de um único aparelho com acesso à internet. Dessa forma, a segurança digital é uma preocupação frequente.
A vida de todos nós está cada vez mais entrelaçada com o universo on-line e fica quase impossível fugir dele. São questões que englobam desde o compartilhamento de informações pessoais nas redes sociais até as transações financeiras realizadas de modo remoto.
Mas o que exatamente é segurança digital e por que é tão importante? Como garanti-la no nosso dia a dia? Este é o tema deste artigo especial do Viver Bem, que tem o objetivo de tirar as principais dúvidas sobre o assunto e trazer boas dicas e orientações.
O que é segurança digital e sua importância
Informações roubadas podem causar inúmeras consequências negativas para pessoas e organizações. Com acesso a determinados dados, criminosos podem fazer compras, empréstimos e até abrir empresas em nome das vítimas, entre outras ações que podem prejudicar os envolvidos.
O objetivo da segurança digital é garantir que redes, servidores, programas, computadores e demais dispositivos conectados à internet estejam protegidos contra ataques. E, para isso, diversas ferramentas podem ser utilizadas para preservar a privacidade dos dados.
Outro diferencial é que os processos monitoram e bloqueiam possíveis ameaças, diminuindo, assim, a incidência de crimes cometidos on-line.
Principais tipos de ameaças à segurança digital
São muitas as ameaças à segurança digital. Abaixo, selecionamos algumas das principais responsáveis por crimes virtuais e pelo vazamento de dados.
Malwares
São arquivos enviados com o objetivo de prejudicar ou mesmo de roubar informações de uma máquina ao serem executados por ela. Existem casos em que esses arquivos solicitam a permissão dos administradores, que acabam sendo induzidos a conceder.
Em outras situações, os malwares se aproveitam de vulnerabilidades de um programa específico para acessar documentos confidenciais. Existem inúmeros tipos de malwares, que funcionam de maneiras diferentes.
Um exemplo de malware são os famosos “vírus”, que se instalam nos aparelhos e o prejudicam de diversas formas.
Phishing
É possível que já tenha ouvido falar em phishing, especialmente se você utiliza caixas de e-mails frequentemente. Essa é uma prática de envio de e-mails fraudulentos.
Nesses casos, os bandidos enviam mensagens que muito se assemelham a fontes confiáveis. A vítima acredita que se trata de uma empresa ou de um contato confiável e acaba tendo seus dados roubados, incluindo números de cartões de crédito ou mesmo informações de login.
O phishing é considerado um dos ataques virtuais mais comuns. Por isso, sempre que notar que se trata de um e-mail fraudulento, é fundamental marcá-lo como phishing na sua caixa de entrada para filtrá-los e, ao mesmo tempo, ajudar o sistema a se manter mais protegido contra o endereço responsável pelo envio.
Engenharia social
Trata-se de uma técnica empregada por criminosos para induzir as vítimas a enviar dados confidenciais. Muitas vezes, ela é combinada com as outras ameaças citadas anteriormente, manipulando o indivíduo a clicar em links maliciosos ou a baixar programas que podem infectar sua rede e/ou dispositivo.
Já que o assunto é o mundo tecnológico, indicamos que leia também:
- Descarte de lixo eletrônico: conheça os locais de coleta em BH
- Uso de telas na infância: os impactos no desenvolvimento das crianças
5 dicas para cuidar da sua segurança digital
Agora que você entendeu o que é segurança digital, sua importância e as principais ameaças, chegou a hora de mergulhar em 5 dicas que o Viver Bem preparou para ajudar você a ficar mais seguro no mundo virtual.
1 – Tenha um antivírus
Os antivírus são usados para detectar possíveis ameaças antes de elas se instalarem em um dispositivo. Disponíveis para computadores, tablets e smartphones, eles aumentam a sua proteção e conseguem evitar que arquivos maliciosos sejam instalados e possam provocar os problemas que citamos neste texto.
2 – Cuidado com as suas senhas
Esse é um cuidado já tradicional com a segurança digital, mas infelizmente muitas pessoas não têm tanta atenção com a escolha de suas senhas.
É muito importante escolher senhas fortes e que não repitam outros dados, como número do seu telefone ou sua data de nascimento, por exemplo. Além de utilizar caracteres que extrapolam letras e números, é fundamental trocar as senhas periodicamente, especialmente em sua caixa de e-mails, redes sociais ou sites que tenham informações consideradas sigilosas.
3 – Utilize autenticação em dois fatores
A autenticação em dois fatores é outra forma de garantir sua segurança. Quando está ativada, para além do fornecimento da senha de acesso, ela solicita que o usuário também utilize um código enviado para seu celular ou para um e-mail para fazer login, garantindo mais segurança por proporcionar duas barreiras de proteção.
4 – Faça backup de seus dados
Os backups são uma garantia de que você não ficará sem informações e documentos que considere de grande interesse. Fora isso, caso a sua máquina sofra um ataque, você poderá formatá-la mais facilmente e se livrar dos arquivos maliciosos, resgatando seus documentos salvos em um local seguro.
5 – Cuidado com links maliciosos e sites desconhecidos
Por fim, mas não menos relevante: esteja sempre atento aos sites que acessa e aos e-mails que recebe. Muitos criminosos induzem as vítimas a clicar em determinados links ou a informar dados confidenciais.
Outra dica: sempre desconfie de links de ofertas ou mensagens promocionais com condições imperdíveis e muito apelativas, mesmo aquelas enviadas por amigos. Pense sempre 2 vezes antes de clicar; afinal, suas informações e seus dados pessoais podem estar em risco.
Até a sua carteirinha Unimed-BH agora é digital!
Já que a tecnologia e a segurança digital são os principais temas deste artigo, a gente não poderia deixar de citar um ponto importante: o avanço tecnológico chegou à Unimed-BH, e a sua carteirinha agora é digital.
Isso mesmo! Unimos segurança, facilidade e praticidade para garantir que você sempre esteja com sua carteirinha em mãos. Além de ser mais segura, ela contribui para uma natureza mais sustentável com a diminuição de resíduos plásticos.
Saiba mais sobre a carteirinha digital da Unimed-BH clicando aqui ou na imagem abaixo.