Como me preparar para voltar a correr? | Entrevista
10/04/2023
Atualizado em 13/04/2022
A Unimed-BH convidou o Dr. Saulo Peconick, especialista em Medicina do Esporte, para responder algumas das principais perguntas sobre o retorno às pistas.
3 min de leitura
Voltar a correr é um dos objetivos que muitos apreciadores do esporte ansiavam para o pós pandemia. O isolamento social limitou as possibilidades de praticantes de diversas modalidades, e os corredores, que usavam a rua como pista de treino, foram obrigados a interromper os treinos em nome da saúde.
Essa longa pausa prejudicou o preparo físico de muitos, que agora tentam “recuperar o tempo perdido”. Com o avanço da vacinação e a consequente diminuição dos casos da doença, as corridas em BH também estão voltando a acontecer.
Mas, afinal, que tipo de cuidado deve ser adotado após um tempo fora das pistas? Pessoas que tiveram Covid-19 precisam de atenção especial neste retorno? Para responder essas e outras perguntas sobre o assunto, a Unimed-BH convidou o Dr. Saulo Peconick, especialista em Medicina do Esporte. Continue lendo e saiba como se preparar!
Treinos de corrida: prepare-se e evite lesões
O retorno a uma rotina saudável e aos treinos de corrida pode ser extremamente difícil. Mas, proporcional à dificuldade, é a importância de voltar a treinar, afinal, os benefícios de hábitos saudáveis são incontáveis para a saúde física e mental.
Praticantes de corrida experientes sabem que um treino de corrida seguro envolve alguns cuidados antes, durante e depois da prática. Alimentação, descanso, a escolha de um calçado próprio para o exercício… a lista é extensa, e é fundamental segui-la.
Saiba o que o Dr. Saulo Peconick, especialista em Medicina do Esporte e cooperado da Unimed-BH, diz a respeito do assunto.
Unimed-BH — Por que é importante se preparar adequadamente para correr?
Dr. Saulo Peconick — Durante a corrida, há um aumento na demanda física e metabólica do nosso corpo — diferente, por exemplo, de quando estamos em repouso ou fazendo alguma atividade leve, como a caminhada.
Por esse motivo, é importante se preparar para voltar a correr, com treinamento, alimentação, descanso adequado, e principalmente, buscando o diagnóstico e o tratamento de doenças pré-existentes.
Unimed-BH — Depois de tanto tempo fora dos circuitos, quais são as principais dicas para se preparar para voltar a correr com segurança e evitar lesões ou outros problemas?
Dr. Saulo Peconick — A regra principal é a paciência. Não exija que seu corpo apresente o mesmo rendimento ao voltar a correr depois de um tempo parado. É preciso respeitar os limites físicos e os sinais que nosso corpo nos dá quando está sendo exigido além do que está apto a executar.
O volume e intensidade dos treinos deve aumentar gradualmente, respeitando a tríade treino-alimentação-descanso. E em caso de sintomas que não eram comuns antes de voltar a correr — como cansaço excessivo ou dor no peito —, interrompa o treinamento e consulte seu médico.
Unimed-BH — Quem teve Covid-19 deve tomar algum cuidado especial com as corridas?
Dr. Saulo Peconick — Pessoas que tiveram sintomas leves de Covid-19 e não precisaram de internação hospitalar não precisam adotar cuidados especiais, apenas seguir as recomendações de treino, alimentação adequada e descanso.
Mas, aqueles que apresentaram quadros clínicos graves e precisaram de internação, devem ter atenção especial ao voltar a correr. Antes de iniciar os treinos, é recomendado fazer uma avaliação médica especializada com um clínico geral, cardiologista, pneumologista ou médico do esporte.
Este poderá fazer uma análise aprofundada e liberá-lo para a prática de exercícios mais intensos.
Unimed-BH — Para o dia dos circuitos, quais as recomendações para os momentos antes e durante a corrida?
Dr. Saulo Peconick — A preparação para um circuito de corrida começa bem antes da prova.
- No dia anterior, faça uma refeição rica em carboidratos e evite ingerir bebidas alcoólicas;
- Programe-se para dormir, no mínimo, de 7 a 8 horas;
- Duas horas antes da prova, beba bastante água e prepare um café da manhã leve e com alimentos naturais;
- Durante a prova, beba ao menos 200 ml de água a cada 15 minutos;
- A partir de 60 minutos de prova, utilize isotônicos e carboidratos para fazer reposição.
Mas a regra mais importante é: respeitar os seus limites!
Corridas em BH: prepare-se para os próximos eventos
Belo Horizonte já se prepara para receber eventos de corrida no mês de Abril, e você, pronto para começar?
Como você já sabe, seguir o treinamento adequado é um dos pilares para um retorno proveitoso às pistas. Por isso, na plataforma Mude 1 Hábito você encontra a jornada de preparação para corrida com conteúdos completos e exclusivos sobre o assunto.