Como otimizar sua gestão de tempo: 6 dicas para ser mais produtivo
10/04/2023
Atualizado em 09/11/2022
Fazer a própria gestão de tempo pode ser um grande desafio para algumas pessoas. Confira algumas dicas muito relevantes para ter mais produtividade nas 24 horas do dia.
4 min de leitura
Para muitas pessoas, 24 horas podem parecer bastante tempo e, aparentemente, um período suficiente para que coloquem em prática todas as tarefas do dia a dia. Para muitas delas, no entanto, fazer a própria gestão de tempo pode ser um grande desafio.
Mensagens, notificações, ligações, sons externos, pensamentos fora de hora… são muitas as distrações que acabam atrapalhando nossa produtividade e, em muitos casos, impedindo a realização de todas as atividades programadas.
Nesta publicação, reunimos uma série de dicas, informações e orientações relacionadas à gestão de tempo, a fim de que você consiga ser mais produtivo durante o dia e separar um momento diário para cuidar de si e assegurar a saúde.
Afinal, o que é gestão de tempo?
Em razão da vida atribulada e das muitas tarefas que realizamos em nossa rotina, a gestão de tempo se tornou um assunto muito recorrente.
Administrar o tempo é um modo de garantir que ele está sendo utilizado da forma mais consciente possível, priorizando suas atividades, fazendo uma organização mais eficiente e, é claro, assegurando que também sobrará um momento para o descanso.
Os benefícios de uma boa gestão de tempo
Preocupar-se com uma boa gestão de tempo pode trazer diversos benefícios, como:
- Reduzir o estresse.
- Melhorar sua produtividade diária.
- Ajudar a separar a vida pessoal e profissional.
- Trazer a sensação de que o dia é mais longo e não se resume apenas às obrigações.
- Auxiliar na eliminação de hábitos negativos para a saúde.
A importância do acompanhamento da saúde mental
Como fazer a minha gestão de tempo?
Não é difícil encontrar vantagens em uma rotina baseada em uma boa gestão de tempo, mas muitas pessoas têm dificuldade em colocá-la em prática. Muitas vezes estamos imersos em nossas responsabilidades e tarefas obrigatórias e esquecemos do autocuidado, deixando a saúde mental de lado.
Existem, entretanto, diversas ações que podem ser inseridas em nosso dia a dia e facilitam a administração do tempo. Além de trazer a sensação de que temos mais momentos livres e de descanso, elas podem assegurar um cotidiano mais calmo e menos tenso.
Para ajudar, o Viver Bem separou 6 dicas para que seu dia seja mais produtivo.
Procure manter o foco
As distrações, como citamos anteriormente, acabam atrapalhando nossa produtividade. Manter o foco é uma boa dica, mas é importante destacar que não existe uma receita milagrosa para se manter focado em suas atividades.
O ideal é parar para pensar e compreender o que o distrai e não contribui para sua gestão de tempo. As redes sociais, por mais que sejam relevantes no cenário atual, muitas vezes podem ser inimigas da produtividade.
Uma dica é tentar, sempre que possível, se distanciar de celular, televisão e sons que podem tirar a sua concentração. Desabilitar as notificações dos aplicativos é um jeito de manter o foco.
Evite procrastinar
“Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. Trata-se de uma frase de efeito muito conhecida por todos, e ela tem um fundo de verdade. A procrastinação é uma grande inimiga da produtividade.
Muitas vezes precisamos apenas de um “empurrãozinho” para iniciar uma tarefa. Considere que suas atividades têm um prazo determinado para serem entregues e, então, não deixe para fazê-las depois.
Além de ser benéfico para sua gestão de tempo, é um modo de se sentir menos sobrecarregado e ansioso.
Faça uma lista de tarefas
Uma das dicas mais importantes para quem deseja administrar melhor o tempo é a elaboração de uma lista de tarefas. É muito relevante listar suas tarefas e atividades e colocar prioridade em cada uma delas.
Algumas pessoas têm mais facilidade em se organizar mentalmente, mas criar um checklist e sinalizar as ações que forem concluídas é uma forma de se sentir mais tranquilo e confiante de que tudo está caminhando como o planejado.
Delegue tarefas quando possível
Planejar e gerenciar o tempo não significa, necessariamente, que você precisa concluir todas as atividades individualmente. Delegar pode ser preciso e é bom pedir ajuda quando necessário, principalmente quando se trabalha em posições de liderança.
Utilize a tecnologia a seu favor
A tecnologia pode ser aliada se você souber como usá-la. As redes sociais e os celulares podem ser uma distração e atrapalhar sua gestão de tempo, mas também é possível usar os recursos tecnológicos a seu favor.
Existem diversos aplicativos e outras ferramentas criativas e inovadoras que podem ser um diferencial e agregar ao seu dia a dia, melhorando sua administração de tempo.
Reserve um tempo para o autocuidado
Muitas vezes realizamos todas as nossas responsabilidades diárias, mas nos esquecemos de algo importantíssimo: o autocuidado. Reservar um tempo para cuidar de si é fundamental e deve fazer parte da sua rotina diária.
Fazer melhor gerenciamento de tempo é até mesmo um modo de garantir que você terá mais oportunidades para cuidar da sua saúde mental, descansar e aproveitar momentos de lazer.
Você sabe cuidar da saúde mental?
Falamos sobre a importância de cuidar da saúde mental algumas vezes neste texto, mas, assim como fazer uma boa administração do tempo, muitas pessoas também encontram dificuldades em manter esse autocuidado.
Manter cuidados com a mente de maneira preventiva não apenas é possível, como muito necessário. Para ajudar, o portal Viver Bem elaborou um conteúdo que fala sobre o assunto, trazendo muitas dicas e orientações.
Acesse: Você sabe cuidar da saúde mental? Saiba como mantê-la em dia