Falta de concentração: como driblar essa dificuldade no trabalho?

Prevenção e Controle

13/08/2021

Tem sentido dificuldade em manter a concentração nas atividades profissionais? Este artigo explica até que ponto a falta de foco no trabalho é aceitável e quando passa a ser motivo de preocupação.

4 min de leitura

Compartilhar

Falta de concentração: como driblar essa dificuldade no trabalho?

Nem sempre conseguimos manter o foco no trabalho. Momentos de dispersão durante a labuta podem ser considerados normais, afinal, somos seres humanos e não robôs. No entanto, quando o problema se torna recorrente e a falta de concentração no trabalho afeta a produtividade, é hora de tomar uma atitude para reverter este quadro.

Desde que a pandemia começou e o home office se tornou a realidade de muitos trabalhadores, a dificuldade em manter o foco parece ter aumentado. Afinal, o ambiente doméstico costuma ser habitado por mais distrações do que o ambiente corporativo.

Além disso, este momento conturbado de pandemia trouxe ainda mais ansiedade e estresse aos brasileiros, potencializando a dispersão de pensamentos e preocupações durante o trabalho.

Por isso, além de cuidar da saúde mental na pandemia, é necessário também focar nas atividades profissionais, sejam elas presenciais ou remotas. Continue lendo este artigo e saiba como aumentar a concentração no trabalho.

Dificuldade de concentração: o que é?

É quando você não consegue focar a sua atenção em uma atividade ou situação. No trabalho, isso pode significar, por exemplo, não conseguir memorizar determinadas instruções, dificuldade para assimilar o que está lendo, demora na entrega de tarefas que, normalmente, demandam menos tempo, dentre outras situações.

Estes exemplos podem acontecer não só no trabalho, mas em outras atividades como aulas, reuniões, conversas e até videoconferências.

O que pode causar falta de concentração?

O estresse e a ansiedade causados pela pandemia podem prejudicar a concentração no trabalho, especialmente se ocorreram mudanças e adaptações na modalidade, como a adesão ao home office. Em casa, há vários elementos que podem nos distrair do trabalho:

  • Tarefas domésticas;
  • A campainha;
  • O hábito de pegar o celular para checar as redes sociais;
  • Falta de uma supervisão presente;
  • Ausência de experiência na autogestão do tempo, etc.

Fora que, preocupações internas sobre questões particulares, como problemas familiares, ou mesmo o excesso de tarefas a serem realizadas simultaneamente, podem contribuir para a falta de foco no trabalho.

Há ainda, alguns distúrbios e transtornos que têm a falta de concentração como um de seus sintomas, por exemplo:

  • Dislexia
  • Déficit de atenção
  • Hiperatividade
  • Depressão

Vale lembrar que estes problemas devem ser diagnosticados por um médico, para serem devidamente tratados. A dificuldade de concentração, por si só, não está necessariamente relacionada a algum transtorno.

Outros problemas também podem contribuir para a falta de foco no trabalho, como o esgotamento profissional e a fadiga visual.

Concentração e produtividade no ambiente corporativo

Alguns trabalhos têm como premissa a concentração para serem realizados. Um cirurgião, por exemplo, ao realizar uma operação, jamais pode perder o foco durante o trabalho. No entanto, toda atividade profissional demanda atenção para ser bem-feita.

Qual a importância?

A concentração é essencial para que o trabalho seja realizado da melhor maneira e entregue no prazo previsto. Momentos muito longos e frequentes de dispersão podem impactar a produtividade do funcionário, dos colegas e até mesmo da empresa.

Como melhorar a concentração?

É preciso ter em mente que ninguém estará bem e 100% produtivo o tempo todo, especialmente durante a pandemia. Por isso, não se cobre tanto. O perfeccionismo também pode contribuir para aumentar a ansiedade e o estresse, fatores desencadeantes da dificuldade de se concentrar.

No entanto, é importante manter-se atento aos níveis de concentração exigidos para o trabalho que você exerce. Caso a falta de foco seja recorrente e esteja prejudicando a sua produtividade, procure formas para aumentar a concentração.

Ter uma boa noite de sono e adotar um estilo de vida saudável, por exemplo, são fundamentais para esta missão. A prática de atividades físicas regulares e uma alimentação balanceada trazem inúmeros benefícios à saúde do corpo e da mente e ajudam a adquirir a disciplina necessária para não perder o foco.

Já uma noite bem dormida contribui para aumentar a produtividade, afinal, trabalhar cansado dificulta a missão de manter o foco e se concentrar no trabalho.

Foco no trabalho: 5 dicas para driblar a dispersão

Se os maiores vilões para a sua concentração são as notificações do celular, uma dica é mantê-lo no silencioso durante o trabalho e desativar as notificações das redes sociais.

Evite manter conversas no WhatsApp que não sejam relacionadas ao trabalho no horário comercial. Veja outras dicas para melhorar o foco no trabalho:

1. Arrume a sua mesa de trabalho

Seja no trabalho presencial ou no home office, um ambiente profissional desorganizado é um verdadeiro gatilho para desviar a atenção. Elimine os excessos e mantenha em sua mesa só o necessário para que o trabalho seja feito.

2. Não deixe muitas abas abertas em seu navegador

Se o seu trabalho é feito essencialmente no computador, evite a dispersão em várias abas abertas. Feche as páginas que não estão sendo utilizadas para trabalhar e mantenha abertas somente as que está utilizando naquele momento.

3. Separe períodos de descanso durante o trabalho

Dar uma olhadinha nas redes sociais e no WhatsApp é inevitável, mas pode abrir um precedente perigoso durante o trabalho. Você pode começar apenas olhando quem curtiu a sua foto na rede social, e acabar perdendo minutos preciosos ou até horas neste ciclo vicioso.

Por isso, estabeleça alguns períodos de descanso durante o trabalho e os utilize para isso. Por exemplo, separe 10 minutos livres no seu horário profissional para descansar, levantar da cadeira um pouco, alongar as pernas e mexer no celular. Estes momentos para espairecer a cabeça podem ser úteis para te inspirar no trabalho.

4. Tenha recursos para aliviar a ansiedade

Se a ansiedade é o que mais contribui para aumentar a sua falta de concentração, adote algumas válvulas de escape para amenizar este sentimento: medite por alguns minutos, fazendo exercícios de respiração profunda. Ou, até mesmo, tenha bolas de compressão para amenizar o estresse.

5. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo

Ainda que você tenha muitas tarefas a serem realizadas, tentar executá-las todas de uma vez pode gerar ainda mais ansiedade e falta de foco.

Por isso, é importante estabelecer prioridades e realizar uma tarefa por vez, para que o trabalho seja entregue com qualidade. Foque no que é mais importante primeiro, considerando os prazos.

Quando buscar ajuda?

Se mesmo seguindo estas dicas o seu problema de falta de concentração e foco no trabalho persiste, observe se há outros sintomas associados. Eles podem sinalizar um problema maior, como o Transtorno de Déficit de Atenção ou depressão.

Em caso positivo, procure o seu médico de confiança ou um especialista em saúde mental, como o psiquiatra ou psicólogo.

Observe também se outros colegas do trabalho apresentam a mesma dificuldade de concentração ou relatam problemas recorrentes como sobrecarga e jornadas excessivas de trabalho.

Isso pode significar que a origem do problema pode estar relacionada à gestão empresarial. Busque conversar com pessoas de sua confiança sobre o assunto e, se for o caso, leve o debate à sua chefia imediata ou ao setor de RH.

Para te ajudar a manter a motivação no trabalho e combater a falta de concentração, mesmo diante deste período turbulento que é a pandemia da Covid-19, preparamos este conteúdo especial para você: Home office em tempos de pandemia: o que é e como lidar.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021