Fadiga visual: o que é e como cuidar da saúde dos olhos no trabalho

Saúde no Trabalho

23/03/2021

A fadiga visual, também conhecida como “vista cansada”, se dá pelo uso excessivo da tecnologia repleta de telas e pode comprometer a saúde dos olhos. Fique atento e aprenda a preveni-la.

3 min de leitura

Compartilhar

Fadiga visual: o que é e como cuidar da saúde dos olhos no trabalho

Não há como negar: a cada dia, a tecnologia está mais presente na vida de todos. Por meio de smartphones e computadores, conseguimos otimizar tarefas e obrigações. E até mesmo no lazer tal tecnologia se faz presente.

Seja para proporcionar diversão ou auxiliar no trabalho, somos impactados por múltiplas telas diariamente. Enquanto seu uso simplifica a rotina, o excesso de estímulos causados por elas pode ocasionar uma série de sintomas.

A fadiga visual é um deles e tem sido cada vez mais recorrente nos consultórios oftalmológicos. Apesar disso, é possível adotar estratégias cotidianas simples para prevenir esse e outros problemas resultantes do uso excessivo de computadores e smartphones e que geram cansaço nos olhos.

Conheça algumas dicas para tornar a sua rotina mais saudável e evitar a fadiga visual.

O que é fadiga visual?

A fadiga visual é a consequência do esforço intenso dos olhos que se mantêm focados e expostos à luz dos dispositivos durante um longo período de tempo. Atualmente, ela está relacionada à permanência prolongada diante do monitor, o que pode levar ao desenvolvimento da Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC).

A SVRC é a presença frequente de um ou mais sintomas associados à exposição por tempo prolongado. Dor de cabeça, ardência, cansaço, vermelhidão nos olhos e visão turva são sinais. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a SVRC atinge cerca de 90% das pessoas que permanecem por mais de três horas em frente aos painéis eletrônicos.

Causas da fadiga visual

Não é apenas o uso demasiado de telas que pode causar o cansaço das vistas. Existem algumas doenças dos olhos, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia, que podem desencadear o cansaço nos olhos. O avanço da idade, fator desencadeante da presbiopia, também pode contribuir para o surgimento de tal cansaço. Por isso, não é recomendado fazer autodiagnóstico: é preciso investigar, com o oftalmologista, os fatores que provocam a sensação de visão cansada.

Conheça um pouco mais sobre alguns fatores que podem desencadear a fadiga visual:

Presbiopia

A presbiopia é um problema na visão que dificulta o foco em objetos próximos. Um dos sintomas é a vista cansada, justamente pelo esforço ou pela necessidade de afastar os objetos para enxergá-los melhor. O diagnóstico depende da avaliação oftalmológica e o tratamento pode incluir lentes multifocais ou cirurgia.

Comumente desenvolvida por quem já passou dos 40 anos, a presbiopia é uma condição natural de envelhecimento dos olhos. Contudo, é importante não confundir presbiopia com Síndrome Visual Relacionada a Computadores, que vem sendo apresentada por muitos jovens e adultos, no trabalho ou fora dele.

Fadiga visual causada pelo uso excessivo de tecnologias

Com o avanço das ferramentas tecnológicas, a fadiga visual causada pelo uso excessivo de tecnologias tem sido cada vez mais recorrente. Isso porque a superfície de vidro dos equipamentos e aparelhos eletrônicos emite uma luz forte e intensa. Essa luz, por longos períodos, é prejudicial aos olhos e pode desencadear a fadiga visual.

Sintomas de vista cansada

Reconhecer os sintomas de vista cansada é um passo importante para tratá-los. Entre os principais sinais relacionados à fadiga visual, podemos destacar os seguintes:

  • Ardência e cansaço nos olhos.
  • Olhos irritados, vermelhos e com sensação de ressecamento.
  • Dor de cabeça e nos olhos.
  • Visão dupla, embaçada ou turva.
  • Sensibilidade à luz ou percepção de pontos luminosos.

Além disso, pessoas habituadas ao uso excessivo de telas no trabalho costumam apresentar outros sintomas, como dificuldade de concentração, perda da produtividade e aumento dos erros.

O que fazer para melhorar a vista cansada?

Muitas pessoas acometidas pela fadiga visual não sabem o que fazer para melhorar a vista cansada, mas existem diversas medidas que ajudam a melhorar o desconforto causado pela luminosidade eletrônica.

Entre os métodos, estão os exercícios para vista cansada e o uso de óculos para cansaço visual – também conhecidos como óculos antifadiga ou óculos com filtro de luz azul, quando indicado pelo oftalmologista.

Evitar o contato direto dos olhos com ventilador ou ar-condicionado, ligar o umidificador de ar em tempos mais secos e aplicar compressas de água quando sentir os olhos ressecados também podem amenizar a visão cansada.

Saúde dos olhos no trabalho

Cuidar da saúde dos olhos no trabalho é fundamental, porque, além de prejudicar a produtividade, a fadiga visual causa dores e incômodos e atrapalha a qualidade de vida e o bem-estar.

  1. Faça pequenas pausas no trabalho entre uma atividade e outra e, se possível, evite focar em outros aparelhos eletrônicos nesses intervalos.
  2. Altere o brilho da tela do computador para níveis que sejam confortáveis para os olhos.
  3. Ajuste o espaço do monitor para, no mínimo, 70 cm de distância dos olhos.
  4. Observe se, durante o expediente, você precisa fazer esforço ou “apertar os olhos” para enxergar as informações no painel.
  5. Evite usar computador ou celular em ambientes muito escuros.

Entretanto, não se esqueça: independentemente das adaptações na rotina de trabalho, é necessário manter o acompanhamento com o oftalmologista, com visitas periódicas ao menos uma vez ao ano.

Aliviar a fadiga visual pode alavancar a produtividade, melhorar a concentração e reduzir os erros decorrentes do cansaço ocular. Uma prioridade que faz toda a diferença no bem-estar dos colaboradores.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.

Comentários