Ambulância Unimed: conheça o atendimento móvel da Unimed-BH

Unimed-BH

13/12/2021

Dentre os serviços que a Unimed-BH disponibiliza para garantir o atendimento imediato de seus clientes, está a ambulância da Unimed.

5 min de leitura

Ambulância Unimed: conheça o atendimento móvel da Unimed-BH

Dentre os serviços disponibilizados para seus clientes, a Unimed-BH conta, também, com um serviço exclusivo para agilizar o atendimento dos pacientes: a ambulância Unimed-BH. O objetivo é garantir o socorro imediato nos casos de emergência médica. Este é um item fundamental para se considerar na hora de escolher o seu plano de saúde.

Junto a outros serviços exclusivos como o transporte aeromédico, o pronto atendimento on-line e o atendimento de urgência e emergência, além da maior e mais completa rede de atendimento de Minas Gerais, composta por nossa rede própria e uma rede credenciada, a Unimed-BH trabalha para garantir o atendimento imediato de seus pacientes em todas as frentes.

Afinal, o tempo pode ser determinante na hora de salvar vidas. Continue lendo este artigo e saiba como funciona o serviço de ambulância da Unimed-BH, e como acioná-lo em casos de urgência e emergência.

Serviço de ambulância: como funciona?

O atendimento móvel em saúde surgiu com o objetivo de prestar socorro aos beneficiários da Unimed-BH com agilidade e eficiência. Por isso, o serviço funciona 24 horas, sete dias por semana.

As equipes da rede de ambulâncias Unimed-BH são compostas por profissionais qualificados e constantemente treinados. São eles enfermeiros, auxiliares administrativos, técnicos da assistência, motoristas e médicos especializados em emergências.

Nossa frota ambulatorial inclui ambulâncias de suporte básico, de suporte avançado à vida e veículos de reserva que podem ser utilizados conforme volume da demanda.

O sistema é interligado a uma central de regulação que recebe as solicitações por telefone e direciona o atendimento das ambulâncias conforme a necessidade de cada caso.

Ao ligar para o serviço de ambulância, o cliente recebe as instruções de como proceder enquanto é avaliada a necessidade médica de envio do socorro móvel.

Principais dúvidas sobre o serviço de ambulâncias

Uma das perguntas mais frequentes é se este serviço demanda um custo adicional. E a resposta é não.

O serviço de ambulância oferecido pela Unimed-BH é gratuito, de forma que clientes dos planos de saúde da operadora, exceto o plano Bem Digital, têm direito ao serviço.

O atendimento para orientação é feito por uma equipe especializada e o envio da ambulância será avaliado e definido pelo médico regulador. Veja outras dúvidas frequentes:

Quando alguém recebe alta hospitalar é possível chamar a ambulância para transportá-lo para casa?

Sim. É possível fazer a desospitalização de pacientes usando o serviço de ambulância, desde que o paciente se encaixe nos critérios técnicos avaliados durante solicitação por um profissional médico/enfermeiro.

A ambulância também transporta médicos para consulta em domicílio?

Não se trata de um serviço de consultas domiciliares. O serviço de Atenção Pré-Hospitalar promove atendimento apenas em situações de urgência e emergência.

A definição quanto ao encaminhamento ou não de uma equipe com médico será realizada pelo médico regulador de acordo com a situação apresentada.

É possível agendar uma ambulância para um paciente internado que precise de remoção no dia seguinte?

Sim. É possível fazer o agendamento conforme a necessidade assistencial do cliente, mediante a disponibilidade de ambulância e contrato de prestação de serviço de saúde do hospital credenciado à Unimed-BH.

Em qual situação é melhor buscar atendimento em uma unidade local da Unimed-BH?

Considerando que situações de urgência necessitam de atendimento imediato, em locais mais distantes, o tempo de espera até a chegada de uma ambulância não seria adequado, colocando em risco o bem-estar e a vida do paciente.

Caso um cliente da Unimed-BH esteja em situação de urgência em outra cidade localizada fora da região de atendimento pré-hospitalar, a melhor opção é procurar atendimento junto à Unimed local, que poderá atender o paciente por meio de um acordo de intercâmbio de serviços. Ou ainda, procurar outros serviços de urgência.

O atendimento de ambulância é realizado conforme a região de atendimento pré-hospitalar do cliente em situação de urgência, visando a própria segurança do paciente.

Ambulância Unimed-BH: quando solicitar o serviço?

O cliente pode contar com uma ambulância da Unimed em situações de emergência e quando está fora do ambiente onde há uma unidade assistencial, ou em localidade com recursos limitados.

O atendimento pré-hospitalar é realizado quando o paciente se encontra com um agravo à saúde em vias públicas, na residência, em posto de saúde ou locais com assistência médica porém com recursos limitados.

O serviço está disponível em cerca de 30 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte:

Cidades atendimento pré-hospitalar

Além deste atendimento pré-hospitalar, a ambulância Unimed-BH também realiza o serviço de remoção, atendendo pacientes em uma unidade hospitalar com estrutura de 24 horas de funcionamento, com indicação de transferência para um local que possui mais recursos para continuar o tratamento.

Este serviço abrange quase 40 municípios no entorno de BH:

Tabela cidades serviço de remoção

E para facilitar a intervenção rápida, há bases distribuídas em regiões estratégicas incluindo Belo Horizonte, Contagem e Betim.

São exemplos de situações que demandam o serviço de ambulâncias da Unimed:

setinha Alta hospitalar de pacientes em atenção domiciliar;

setinha Remoção inter-hospitalar;

setinha Transporte entre hospitais e clínicas para a realização de exames específicos como cateterismo, ressonância magnética e tomografia;

setinha Por indicação médica.

Aproveite e saiba mais sobre o Atendimento de urgência e emergência: quando solicitar esses serviços.

Como solicitar a ambulância da Unimed

Para solicitar este serviço, basta ligar para o telefone da ambulância Unimed: 0800 030 30 03 e apertar a opção 3.

Ao ligar para este número, serão feitas algumas perguntas ao paciente ou seu acompanhante (como endereço da solicitação e carteirinha de cliente) e então a equipe médica avaliará a necessidade de envio de uma ambulância.

Vale ressaltar que, dentre os planos de saúde da Unimed-BH, o Bem Digital não inclui o serviço de ambulância em sua cobertura.

Conheça mais sobre a nossa estrutura de atendimento e qualidade. Acesse > Transporte Aeromédico: como funciona e quais as vantagens do serviço.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários