Autorização de exames Unimed-BH: como funciona essa solicitação?

Unimed-BH

04/02/2022

Saiba como solicitar e acompanhar as autorizações de exames de forma on-line na Unimed-BH.

4 min de leitura

Autorização de exames Unimed-BH: como funciona essa solicitação?

Se você já possui um plano de saúde Unimed-BH, sabe que, além da excelência e qualidade no atendimento, também pode contar com várias comodidades como a consulta on-line e horário estendido para marcar consultas. Além disso, você também pode contar com eficiência e agilidade na hora de solicitar qualquer autorização de exames.

Para complementar o seu atendimento médico e obter diagnósticos corretos e sucesso nos tratamentos, é fundamental estar com os exames em dia. Neste artigo, você irá entender como funciona a autorização e liberação de exames e procedimentos para os clientes Unimed-BH.

Unimed-BH autorização de exames: tudo o que você precisa saber

Se você está em dúvidas sobre como pedir a liberação de um exame ou procedimento sendo cliente Unimed-BH, é importante saber em primeiro lugar que, além das consultas, há alguns exames que não precisam de autorização prévia para serem realizados.

É o caso de exames simples, como hemogramas e exames de urina e fezes. Nessas situações, basta se dirigir à unidade prestadora do serviço, como os laboratórios Unimed-BH, munido do seu cartão da operadora, documento oficial com foto e o pedido médico.

Isso é possível graças à Central Nacional Unimed, que é totalmente integrada à sua rede credenciada de forma on-line. Por isso, pedidos de autorização para consultas eletivas, de urgência, exames simples e procedimentos de baixo risco já trafegam automaticamente.

Como funciona a autorização de exames: principais dúvidas

A autorização é necessária em casos de exames especiais, como os de imagens, por exemplo.

Nestes casos, o próprio médico responsável pelo seu atendimento solicita a autorização e, na maioria dos casos, o paciente sai do consultório já com a guia autorizada.

Vale lembrar que exames de imagens como Raio-X, ultrassonografia e tomografia computadorizada podem ser realizados tanto na rede credenciada como na rede própria da Unimed-BH.

O que devo perguntar ao médico durante a consulta?

Durante a sua consulta, aproveite para tirar todas as suas dúvidas com o médico, inclusive, sobre os exames solicitados.

Pergunte, por exemplo, qual o prazo para realização dos exames e quando deve ser o retorno com o especialista para apresentação dos resultados.

Não deixe de esclarecer também se os exames solicitados necessitam de preparação prévia, como jejum, abstinência alcoólica, repouso etc.

Como acompanhar meus pedidos e solicitações de exames e procedimentos

Para não perder nenhuma etapa de suas autorizações e solicitações de exames e procedimentos, você pode acompanhar todo o processo no App Unimed-BH ou no Espaço do Cliente disponível no site.

Além disso, você também recebe diretamente no seu celular, por SMS, todas as informações sobre a sua solicitação. Por exemplo, se os pedidos de exames e/ou procedimentos foram autorizados integralmente, ou parcialmente.

Quem deve solicitar o exame: médico ou paciente?

Conversar com seu médico sobre suas queixas, dúvidas e sintomas é essencial para o correto acompanhamento de seu quadro de saúde. A depender de sua condição clínica, um exame pode ou não ser solicitado e essa avaliação sempre caberá ao médico responsável pelo seu atendimento, que é também quem irá solicitar a autorização via sistema.

Como ter acesso à transcrição de exames?

A transcrição é o processo de solicitação e autorização de pedidos de exames emitidos por médicos não cooperados, dentistas ou o médico cooperado que não cadastrou a solicitação no sistema. Neste caso, isso também vale para os exames feitos diretamente no prestador.

Para solicitar a transcrição do exame sem estar logado no Espaço do Cliente, acesse o site da Unimed-BH e vá em “Acesso rápido” seguido por “Transcrição de Exames”. Já no Espaço do Cliente, após entrar com login e senha previamente cadastrados, acesse o ícone de “Autorizações e Resultados de Exames” e, em seguida, “Transcrição de Exames”.

A recomendação é que o cliente Unimed-BH faça a solicitação de transcrição de exames por meio dos canais digitais. Caso isso não seja possível, ele também poderá ser direcionado a solicitar o recurso presencialmente na sede em Belo Horizonte ou em Betim.

Internações programadas e outros casos especiais: onde autorizar?

Em casos específicos, como o das internações programadas, em que também é necessária autorização prévia, o cliente deve fazer o pedido pessoalmente. Para isso, basta se dirigir à Sede Administrativa da Unimed-BH e apresentar:

  • Cartão Unimed;
  • Documento oficial com foto;
  • Pedido médico;
  • Exames realizados;
  • Lista de materiais (se houver);
  • Relatório Médico.

O endereço da Sede Administrativa é Av. Francisco Sales, 1483 – Bairro Santa Efigênia, em BH. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h. O telefone para contato é 4020-4020.

4 dicas para a realização e coleta de exames

Não perca o prazo – disponível na própria guia – para realização dos seus exames! Caso contrário, será preciso revalidar sua guia ou solicitar uma nova autorização. Realize os procedimentos da forma correta e nas datas estabelecidas, assim como o retorno ao médico. Veja algumas dicas:

  1. Verifique o prazo de entrega do exame e concilie com o retorno.
  2. Confira as regras de realização e coleta de exames antes do procedimento, informadas pelo médico, laboratório ou disponíveis na guia.
  3. Agende retorno com o seu médico para que ele possa analisar os resultados dos exames.
  4. Quando realizados na rede própria da Unimed-BH, os resultados dos exames podem ser acessados facilmente por meio do Espaço do Cliente ou App Unimed-BH.

O aplicativo da Unimed-BH pode ser baixado gratuitamente na App Store e Google Play. Faça o download e veja como é simples acessar as informações sobre resultados de exames e autorizações no App Unimed-BH:

Para conferir outras comodidades que a Unimed-BH oferece, acesse: Espaço do Cliente.

Laboratório Unimed-BH: conheça nossas unidades

Você conhece os laboratórios da Unimed-BH? Sim, além da possibilidade de realizar os seus exames na rede credenciada da operadora, você também conta com os laboratórios da rede própria em BH e região metropolitana.

Eles estão localizados nos Centros de Promoção da Saúde das unidades Pedro I, Santa Efigênia, Barreiro, Contagem e no Hospital Unimed Betim.

Para mais informações sobre autorização de exames Unimed, entre em contato pelo número 4020-4020.

Quer saber como usufruir ao máximo das suas consultas e atendimentos na Unimed-BH? Acesse > Consulta médica: saiba quais perguntas fazer.

Unimed-BH
Por Unimed-BH

Há mais de 50 anos a Unimed-BH segue firme em seu propósito de cuidar e está presente na vida de mais de 1,3 milhão de pessoas oferecendo assistência completa e de alta qualidade.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários