Caderneta de Saúde da Criança: para que serve e como usar?

Maternidade

12/04/2021

Cuidar da saúde infantil é um desafio, e a caderneta de saúde da criança é uma ferramenta fundamental. Confira.

4 min de leitura

Compartilhar

Caderneta de Saúde da Criança: para que serve e como usar?

A saúde dos pequenos é um tema que merece atenção especial. Ao mesmo tempo que estão em plena expansão das capacidades físicas, motoras e comunicacionais, eles são seres frágeis e mais vulneráveis. Por isso, além de fazer consultas de rotina com um pediatra, é indicado documentar o processo de desenvolvimento na caderneta de saúde da criança.

Ela é uma das formas de fazer esse acompanhamento, além de ser um documento importante, é também um direito garantido pela Constituição.

Nunca ouviu falar sobre a caderneta de saúde da criança? Continue lendo este post e saiba como aproveitá-la da melhor maneira no desenvolvimento infantil.

Caderneta de saúde da criança: entenda a importância

Mais que um documento, a caderneta de saúde da criança é um guia. Nela, é possível registrar informações sobre a saúde, o desenvolvimento e o crescimento do seu filho. Além disso, esse material conta com orientações para mães, pais e responsáveis.

Essas orientações englobam vários contextos. A caderneta de saúde da criança apresenta direitos e garantias sociais da criança, bem como dicas para lidar com o uso de tecnologias. Ela também prepara cuidadores para identificar sinais de alterações – como deficiência auditiva e transtorno do espectro do autismo, por exemplo.

Desenvolvimento infantil

Durante a infância – ou seja, os primeiros 12 anos de vida –, nossas capacidades físicas, mentais e emocionais estão sendo desenvolvidas. Nessa etapa da vida, é essencial promover estímulos para esse crescimento e fazer um acompanhamento de perto. Isso porque a falta desse cuidado pode gerar consequências que acompanharão o indivíduo por toda a vida.

Estimular e observar o desenvolvimento infantil é uma forma de cuidar das crianças. A caderneta é uma das maneiras de colocar isso em prática, pois oferece informações para os pais se prepararem para esse grande — e feliz — desafio.

Para os profissionais de saúde, a caderneta de saúde da criança serve como um histórico, um panorama sobre as condições de saúde da criança. É como uma identidade, só que ainda mais completa.

Como funciona a caderneta de saúde da criança?

Com tantas informações, fica clara a importância desse documento. Mas, para que ele seja eficaz, é importante entender como funciona a caderneta de saúde da criança.

A caderneta é dividida em duas partes. Isso acontece para que ela seja eficaz e consiga transmitir, de forma clara, todas as informações importantes para os pais. A primeira parte é destinada à família e aos cuidadores; a segunda, aos registros dos profissionais de saúde.

Primeira parte

A primeira parte da caderneta traz informações para orientar quem cuida da criança. Essas informações vão desde os direitos e garantias sociais dos pequenos e dos seus responsáveis até a prevenção de acidentes e violências. Instruções sobre amamentação, vacinação, acompanhamento do crescimento, entre outras, também podem ser encontradas por lá.

Também é possível aprender mais sobre os marcos do desenvolvimento infantil. Esses marcos são, basicamente, ações comumente executadas pela criança em cada fase da infância. Conhecê-los é fundamental para ajudar a identificar atrasos no desenvolvimento.

Segunda parte

A segunda parte da caderneta de saúde da criança funciona como um diário. É ali que os profissionais de saúde poderão registrar informações sobre a saúde dos pequenos. Dessa forma, é possível ver gráficos de crescimento e acompanhar, de forma prática, os marcos do desenvolvimento da criança.

Mas, para isso, a caderneta de saúde da criança deve ser mantida atualizada. Isso é dever dos profissionais de saúde e direito da criança e de sua família. Por isso, leve a caderneta sempre com você e solicite o preenchimento a cada nova visita ao serviço de saúde.

Cartão de vacina infantil

Além da parte destinada aos pais e aos profissionais de saúde, a caderneta atua como cartão de vacina infantil. Essa seção traz o calendário nacional de vacinação da criança e um espaço para registro das doses administradas. Por isso, leve a caderneta de saúde da criança em todas as campanhas de vacinação.

Como conseguir uma caderneta de saúde da criança?

A caderneta de saúde da criança é um documento único para cada criança, oferecido gratuitamente nas maternidades, e que pode ser encontrado também na internet. Mas atenção: existe uma caderneta para meninos e outra para meninas. Essas versões consideram os diferentes aspectos de crescimento e desenvolvimento de cada gênero.

A caderneta é disponibilizada aos familiares logo após o nascimento do bebê. É dever dos profissionais de saúde registrar informações sobre o parto e o recém-nascido – peso, altura e condições do nascimento. Dados pessoais do bebê e dos pais também são importantes e devem ser preenchidos antes da alta na maternidade.

Na hora de ir pra casa, é importante ficar atento: a caderneta de saúde da criança deve ser entregue aos pais. A partir daí, este documento deve se tornar inseparável do bebê. Levá-lo a cada consulta e vacinação passa a ser dever dos responsáveis. Enquanto isso, médicos e demais profissionais da saúde devem fazer os registros a cada contato.

Seja em consultas de rotina, seja em situações de urgência, a caderneta de saúde da criança deve ser atualizada. Em viagens e passeios longos, a regra é a mesma: mantenha-a com os outros documentos da criança.

Cuidado por toda a infância

A caderneta é uma ótima ferramenta de promoção da saúde infantil. Mas, para que ela seja eficaz, pais e cuidadores devem tê-la sempre em mãos para apresentá-la aos profissionais de saúde. Todos devem trabalhar em conjunto nesse processo.

Além de pedir que ela seja preenchida, é importante ler os registros e mantê-la sempre bem-cuidada. Zelar pela caderneta de saúde da criança é promover a saúde dos pequenos!

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021