Gestação X sono: saiba como dormir bem na gravidez
14/04/2021
O sono é uma das grandes batalhas das futuras mamães durante a gestação. Diversos fatores podem influenciar no sono, mas é possível ter mais conforto para dormir melhor durante a gravidez.
4 min de leitura
Engravidar é o sonho de muitas mulheres. Tornar-se mãe é motivo de alegria, planos, expectativas e um longo planejamento. Ao mesmo tempo, é um período repleto de mudanças no corpo da gestante e na rotina. Entre elas, a dificuldade em achar uma posição para dormir.
Entender essas mudanças e adaptar-se a elas é fundamental para uma gestação saudável para mãe e filho. Por isso, separamos algumas dicas sobre como dormir bem durante a gravidez. Elas podem ajudar as futuras mamães a terem noites de sono tranquilas durante todas as semanas dessa jornada.
A importância do sono para a saúde da mãe e do bebê
O sono saudável é importante em todas as idades, e durante a gravidez não é diferente. Gerar uma vida é um desafio que demanda muita energia do corpo da mulher, e o descanso é uma das formas de obter tal energia. Por isso, entender como dormir bem durante a gravidez é importante de modo a criar um ambiente propício para isso.
Uma noite bem dormida auxilia na imunidade, no metabolismo e pode até ajudar a prevenir doenças crônicas, já que contribui para preservar funções como a ação da insulina intactas. Tudo isso fortalece o organismo da mulher, criando um ambiente propício para o desenvolvimento do bebê.
Por outro lado, diversas mudanças podem impactar na qualidade do sono da gestante. Enjoo na gravidez, alterações hormonais e até mesmo o tamanho da barriga podem influenciar na hora de dormir durante a gestação. Além de atrapalhar a qualidade do sono, essas mudanças causam mais sonolência na gestante, sobretudo no primeiro trimestre.
A soma de todos esses fatores faz com que mais de 65% das mulheres relatem perda na qualidade do sono durante a gravidez, de acordo com um estudo da Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Por isso, criar um ambiente saudável e oportunidades para manter o sono em dia é fundamental.
Como dormir bem durante a gravidez?
Independentemente dos fatores que interferem no descanso da gestante, ainda há como dormir bem durante a gravidez. Basta adaptar o ambiente e a rotina, pensando nessa nova fase da vida.
Quanto tempo dormir durante a gestação?
O tempo de sono é tão importante quanto a qualidade. Para dormir melhor durante a gravidez é preciso ter, ao menos, oito horas de sono por noite. Esse é o tempo indicado para que o corpo possa trabalhar na restauração das funções, gerando sensação de descanso no dia seguinte.
Na hora de dormir, é indicado seguir algumas etapas que vão garantir maior conforto:
- Evitar aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes do horário de dormir.
- Evitar alimentos pesados na hora do jantar.
- Evitar exageros em líquidos antes de se deitar – isso ajuda a diminuir as idas ao banheiro durante a noite.
Alongar o corpo para promover o relaxamento.
A sonolência durante o dia é perfeitamente normal, principalmente no início da gravidez. Ela é consequência das adaptações do corpo a esse período. Por isso, se for possível, as sonecas durante o dia são muito bem-vindas.
Como se alimentar para dormir melhor durante a gestação?
Para dormir melhor durante a gestação, a alimentação também é decisiva. A dieta impacta no sono, mas isso não se resume aos alimentos consumidos perto da hora de se deitar. Por isso, é importante fazer refeições leves, sem muita gordura ou sódio.
E, se você é do time das que têm sintomas digestivos, não se preocupe. Eles são comuns na gravidez e não são motivo para preocupações. Para que a alimentação não atrapalhe a dormir durante a gravidez, basta tomar alguns cuidados extras. Evitar alimentar-se e deitar-se logo em seguida ajuda a não ter náuseas, azia e refluxo.
Atividade física ajuda a dormir bem durante a gravidez?
Praticar alguma atividade física é uma forma de ajudar a dormir bem durante a gravidez. Isso porque os exercícios liberam endorfina e proporcionam uma sensação de bem-estar. Tudo isso auxilia no controle da ansiedade, muito presente durante toda a gestação.
Entretanto, é importante tomar alguns cuidados para preservar a saúde e a segurança do bebê e da mãe:
- Pratique atividades físicas mais leves, como caminhada.
- Informe-se, durante a consulta de pré-natal, se você está apta a fazer atividades físicas e como elas devem ser conduzidas.
- Observe os efeitos das práticas físicas no seu organismo. Caso perceba algo que possa representar problemas, interrompa imediatamente.
- Evite atividades físicas próximo do horário de dormir.
Saiba mais sobre Atividade física na gestação: o que fazer em cada trimestre.
Melhor posição para dormir durante a gravidez: existe?
Na verdade, a melhor posição para dormir durante a gravidez é aquela na qual a gestante se sinta mais confortável. De modo geral, não existem restrições para as posições e é permitido até mesmo dormir de bruços (de barriga para baixo) nos primeiros meses.
Entretanto, nos últimos trimestres, você pode encontrar alguns obstáculos que, no primeiro momento, parecem impedi-la de dormir bem durante a gravidez. Mas não se preocupe: temos algumas dicas que vão ajudar nesse momento.
Posições confortáveis para grávidas dormirem
Em todos os meses, uma das posições confortáveis para grávidas dormirem é de lado. Deitar-se de lado melhora a chegada do fluxo sanguíneo para o bebê. Além disso, essa posição ajuda a reduzir refluxo, uma queixa comum na gravidez, que pode ser resultado da má digestão.
Se for dormir de lado, opte pelo lado esquerdo. Você também pode contar com o apoio de travesseiros no quadril, entre as pernas e acima da barriga. Eles funcionam como pontos de pressão no corpo e dão mais firmeza e conforto na hora de dormir.
Ouça o seu corpo
Independentemente da posição, a melhor forma para dormir durante a gravidez é aquela que proporciona conforto e tranquilidade, resultando em um bom sono. Crie um ambiente confortável, arejado, calmo e sereno para a hora do descanso.
Além disso, ouça o que o seu corpo tem a dizer: ele sempre mostrará a você o melhor caminho, seja para dormir melhor durante a gestação, seja para qualquer outra necessidade neste período tão especial.
Continue lendo: