Apendicite: o que é e quando buscar ajuda para a inflamação aguda?
15/03/2022
O diagnóstico deve ser feito de forma rápida para evitar complicações; conheça os sintomas da inflamação do apêndice.
3 min de leitura
A apendicite é a principal causa das cirurgias abdominais de urgência e é mais frequente entre os 10 e 30 anos.
Como essa inflamação apresenta sintomas que podem ser confundidos com outras doenças, isso pode contribuir para a demora do diagnóstico. Nos casos mais graves, o problema pode ser letal.
Por isso, é importante conhecer os sintomas de apendicite, o que causa a doença e, ainda, saber a hora certa de procurar um médico.
O que é apendicite?
Trata-se de uma inflamação do apêndice causada por sua obstrução. Em caso de uma apendicite aguda, pode ocorrer uma proliferação de bactérias ou até mesmo a perfuração do órgão, situação chamada de apendicite supurada.
Essa condição pode evoluir para sepse, uma infecção generalizada que pode colocar em risco a vida da pessoa.
Para que serve o apêndice?
Ele é um órgão localizado no início do intestino grosso, em uma estrutura chamada ceco. É semelhante ao dedo de uma luva, integra o sistema digestivo e, normalmente, mede cerca de 5 a 10 centímetros.
Há quem diga que o apêndice só “serve para inflamar”. De fato, a função real deste órgão ainda é fonte de estudos, mas há evidências de que ele atua na produção de células de defesa do organismo.
Sintomas de apendicite: entenda os perigos
A dor de apendicite é o indicativo mais relevante. É uma dor aguda na região abdominal que aparece de forma abrupta, sem causa aparente. Mas este sinal pode ser confundido com outros problemas de saúde, como viroses, intolerância à lactose e infecções bacterianas.
Em alguns casos, a apendicite também pode desencadear alguns dos seguintes sintomas:
- Febre baixa (até 38°);
- Falta de apetite;
- Náuseas e vômito;
- Diarreia ou constipação intestinal;
- Barriga distendida.
No entanto, é importante ter em mente que nenhum desses sinais é específico do quadro de apendicite, podendo ser indicativo de outras doenças.
Ao mesmo passo, a ausência desses sintomas não exclui a possibilidade do diagnóstico. Por isso, ao menor sintoma de apendicite, é importante procurar o médico para obter o diagnóstico correto e evitar o agravamento do problema.
Dor de apendicite: onde se localiza?
Mais comumente, ela aparece de repente. Uma dor que, geralmente, começa na região do umbigo e irradia para a parte direita inferior do abdômen. Pode começar de forma mais suave e se intensificar com o passar do tempo, causando grande desconforto.
A dor oriunda da inflamação do apêndice pode ser bem localizada, semelhante a uma cólica, ou difusa, acometendo toda a região abdominal.
Como obter o diagnóstico: qual médico procurar?
Na suspeita de apendicite, a recomendação é procurar o Pronto Atendimento. Isso porque, por se tratar de um quadro que causa dor aguda, não é possível aguardar uma consulta agendada.
Mas qual exame detecta apendicite? Para confirmar o diagnóstico, o médico também pode solicitar um ultrassom ou tomografia abdominal.
Eles também são úteis para ajudar a identificar ou descartar outros problemas de saúde, caso a suspeita de apendicite não seja confirmada.
Tratamento, causas e dicas para evitar a inflamação no apêndice
A apendicite aguda pode evoluir rapidamente se não for tratada e ocasionar complicações. Por isso, é preciso estar atento aos sintomas.
O que causa apendicite, afinal?
Os fatores que causam a inflamação podem ser vários, desde fezes endurecidas – a causa mais comum -, até:
- alimentos não digeridos;
- pólipos e cálculos biliares;
- bactérias intestinais;
- Além de fungos, parasitas e adenovírus.
Ou seja, tudo o que pode contribuir para a obstrução do apêndice, inclusive uma torção no órgão, é capaz de acarretar a inflamação.
Cirurgia de apendicite: como viver sem o apêndice?
O tratamento deve ser indicado pelo médico, mas na maioria dos casos, envolve a remoção do órgão por meio de cirurgia, a apendicectomia.
Para isso, há a opção de se realizar uma laparotomia (incisão no abdômen) ou uma videolaparoscopia (com o uso de câmeras). Este método é menos invasivo, resultando em um corte menor.
É possível prevenir a apendicite?
Não existem formas de prevenir a apendicite. O que pode ser feito é adotar hábitos saudáveis e uma dieta equilibrada para ajudar a reduzir os riscos de desenvolver o quadro, bem como diversos outros tipos de problemas gastrointestinais. Veja algumas dicas:
- Atividades físicas regulares;
- Alimentação balanceada;
- Higienização correta dos alimentos.
Manter o controle da saúde, realizando consultas médicas com a frequência recomendada, bem como todos os exames preventivos solicitados pelo médico, também ajuda a identificar doenças o quanto antes, possibilitando mais chances de sucesso no tratamento.
Quer se informar mais sobre a saúde do sistema digestivo? Conheça outros problemas gastrointestinais e saiba como identificá-los, preveni-los e tratá-los corretamente! Recomendamos os seguintes conteúdos: