Constipação intestinal: veja as causas e como aliviar

Qualidade de Vida

16/07/2021

Se você sofre com o intestino preguiçoso, este artigo vai te ajudar a entender as causas do problema e amenizar o desconforto intestinal.

3 min de leitura

Compartilhar

Constipação intestinal: veja as causas e como aliviar

Você sente dificuldade para ir ao banheiro? Se a resposta for sim, você faz parte de 30% dos brasileiros que sofrem com a prisão de ventre.

O problema, que também é conhecido como constipação intestinal e intestino preso, acomete homens e mulheres em todo o mundo. As mulheres são o gênero mais afetado pelo desconforto, devido à influência dos hormônios e o período menstrual, que afeta o funcionamento do intestino. Continue lendo para entender melhor sobre este assunto.

O que é prisão de ventre?

A constipação intestinal é um sintoma que está relacionado ao mau funcionamento do intestino e pode ser caracterizado, normalmente, por:

  • Presença de fezes ressecadas;
  • Baixa frequência de evacuação;
  • Esforço excessivo para evacuar;
  • Sensação de evacuação incompleta.

Pode estar relacionado a outros problemas de saúde, mas, na maioria dos casos, é resultado de uma alimentação pobre em fibras, associada a hábitos de vida não saudáveis.

O que causa constipação intestinal?

Segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN), o tipo mais comum do problema é a constipação intestinal funcional, quando não há alterações no aparelho digestivo. Neste caso, não há comprometimento na saúde geral do indivíduo, embora a qualidade de vida seja afetada.

Já a prisão de ventre de ordem secundária está ligada a distúrbios intestinais, uso de medicamentos que alteram o funcionamento do intestino, doenças metabólicas e até relacionado a causas psicológicas, como o estresse.

Além da alimentação inadequada, diversos fatores – sendo os principais deles relacionados a maus hábitos, como o sedentarismo – contribuem para o surgimento do problema. Afinal, uma dieta pobre em fibras e a falta de atividades físicas regulares, alteram o funcionamento do intestino.

Sintomas de intestino preso

Os principais sinais são claros: dores ao evacuar, fezes endurecidas, ressecadas e incompletas, distensão e desconforto abdominal, gases em excesso.

Tudo isso, associado ao quadro de apenas duas ou menos evacuações semanais, podem ser indicativos de constipação intestinal. Sintomas adicionais como mal-estar, dores fortes e sangramentos devem sempre ser investigados o mais rápido possível.

Embora esses sintomas sejam fortes indícios de prisão de ventre, não existe uma regra. Para diferenciar se é uma variação normal ou anormal do ritmo do intestino, é necessária uma avaliação individual.

Dicas de prevenção e tratamentos da constipação

Não deixe de atender à urgência para evacuar: toda vez que deixamos de ir ao banheiro por vergonha ou por preguiça, alteramos o hábito intestinal, deixando-o mais lento. Além disso:

  • Adote uma alimentação rica em fibras: a alimentação permeada por industrializados é a preferida das bactérias ruins do intestino. Por isso, é preciso consumir mais alimentos naturais e com fibras, evitando os ultraprocessados e gorduras saturadas.
  • Aposte em alimentos que são laxantes naturais: acrescentar frutas como ameixa e mamão, além de farelos ricos em fibra, é uma forma de estimular o funcionamento do intestino.
  • Beber muita água ajuda a amenizar o problema. Enquanto as fibras auxiliam na formação do bolo fecal, a água é fundamental para hidratá-lo, evitando seu ressecamento e garantindo um melhor trânsito intestinal.
  • Exercite-se regularmente. O hábito ajuda a melhorar a movimentação intestinal e ainda diminui os níveis de estresse.
  • Problemas de cunho emocional como ansiedade, estresse e depressão podem contribuir para dificultar as visitas regulares ao banheiro, já que o intestino é um órgão ligado às emoções, uma vez que produz alguns neurotransmissores importantes. Por isso, cuidar da saúde mental é essencial para obter mais qualidade de vida.

Lembre-se que atrasar a ida ao banheiro favorece o ressecamento das fezes, causando dificuldade e dores na evacuação.

Qual médico devo procurar?

Pessoas com constipação intestinal devem buscar avaliação de especialistas, como coloproctologistas e gastroenterologistas, para avaliar e encaminhar o tratamento mais adequado. O médico irá avaliar a importância e gravidade da constipação e pode aconselhar sobre o tipo de medicações que podem ser utilizadas caso seja necessário.

Vale lembrar que a persistência da prisão de ventre aumenta a probabilidade de desenvolver outros problemas, como hemorroidas e fecaloma. Mas, atenção: pode ser sinal de doenças mais graves, como câncer de cólon.

Para marcar um atendimento médico sem sair de casa, utilize o agendamento online da Unimed-BH. Você também pode optar por fazer uma consulta online com um de nossos especialistas.

A Unimed-BH também te ajuda a combater o intestino preguiçoso com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios regulares. Confira 10 passos para iniciar uma alimentação saudável e veja o nosso guia de treino funcional em casa para manter a saúde em dia!

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021