10 passos para iniciar uma alimentação saudável

Qualidade de Vida

29/01/2021

Veja as dicas para fazer da alimentação saudável um estilo de vida.

3 min de leitura

Compartilhar

10 passos para iniciar uma alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada é essencial para a manutenção de um corpo saudável e funcional. É a partir dela que nosso organismo consegue todos os macro e micronutrientes que ele precisa para funcionar. Os benefícios são muitos.

Ter uma alimentação saudável contribui para a melhora do sistema imunológico, da qualidade de sono, do trânsito intestinal e do humor. A boa notícia é que começar não é difícil.

A base para uma alimentação saudável

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a alimentação saudável se baseia em três parâmetros: variedade, moderação e equilíbrio.

Variedade: significa comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos alimentares. A pirâmide alimentar é composta por 8 grupos e o ideal é que sua alimentação varie entre porções de cereais, hortaliças, frutas, leguminosas, carnes e ovos, leite e derivados, gorduras e açúcares.

Moderação: não exagerar nas quantidades de alimentos ingeridas.

Equilíbrio: engloba as duas características citadas anteriormente, ou seja, consumir alimentos variados, respeitando as quantidades de porções recomendadas para cada grupo de alimentos.

Se você consumir alimentos variados, em quantidades moderadas e com equilíbrio, seu corpo vai agradecer com mais disposição, um sistema imunológico mais forte e mais força para aguentar o dia.

10 passos para uma alimentação saudável

Seguir alguns preceitos básicos pode ajudar você a fazer da alimentação saudável um hábito, um estilo de vida. A seguir, confira um passo a passo que montamos para você ter uma alimentação balanceada.

1. Tenha uma rotina alimentar

Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2. Dê preferência a carboidratos integrais

Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos e raízes (como batata e mandioca) nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural. Uma porção equivale a 1 pão francês integral ou 2 fatias de pão de forma integral ou 4 colheres de sopa de arroz.

3. Inclua frutas, legumes e verduras no seu cardápio

Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras e três porções ou mais de frutas. Uma porção de verduras = 3 colheres de sopa; de legumes = 2 colheres de sopa; e de frutas = 1 maçã média ou 1 banana ou 1 fatia média de mamão ou 1 laranja média, por exemplo.

4. Não tenha medo do arroz com feijão!

Você pode comer feijão com arroz todos os dias. Esse tradicional prato brasileiro é uma combinação saudável e completa de proteínas.

5. A proteína é importante para uma alimentação saudável

Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Recomenda-se retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação.

6. Escolha sempre gorduras boas

Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles sem gorduras trans.

7. Dê preferência a alimentos naturais

Evite os alimentos ultra processados, como refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas.

8. Cuidado com o sal

Diminua a quantidade de sal na comida e guarde o saleiro. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio), como hambúrguer, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9. Hidrate-se

Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10. Não se esqueça de se exercitar!

Torne sua vida mais saudável. Pratique no mínimo 30 minutos de atividade física pelo menos 5 vezes por semana, evite bebidas alcoólicas em excesso e não fume.

Como vimos, iniciar uma alimentação saudável não significa ter um modo de vida restritivo. Pelo contrário, é ter mais sabor e diversidade de alimentos na sua mesa.

Saiba mais em → Como montar um prato saudável: guia básico.

E você, está pronto para iniciar uma alimentação saudável? Conte com a Unimed-BH para ajudar você a melhorar a sua qualidade de vida.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.

Comentários