Climatério e menopausa: conheça os sintomas e saiba como amenizá-los 

Prevenção e Controle

04/06/2021

Conhecer o seu corpo e as mudanças naturais pelas quais ele passa ao longo da vida é o primeiro passo para se cuidar melhor. Para saber mais sobre a fase de maiores alterações no corpo da mulher, leia este artigo.

2 min de leitura

Compartilhar

Climatério e menopausa: conheça os sintomas e saiba como amenizá-los 

O climatério é a fase de transição entre o período fértil da mulher e a última menstruação (menopausa). A idade média observada na maioria das mulheres que apresentam os sinais da menopausa é de 50 anos. Já o climatério tem início por volta dos 40 anos e se estende até os 65 anos. 

Saiba identificar os sintomas do climatério e da menopausa

Para algumas mulheres, esta fase não apresenta sintomas. No entanto, para a maioria delas, os sinais já começam a aparecer no início do climatério e, com a diminuição progressiva dos hormônios femininos, os sintomas vão aumentando. 

Irregularidade no ciclo menstrual é um dos principais sintomas. Neste caso, a mulher passa a apresentar períodos menstruais mais longos que o normal ou intermitentes e o fluxo sanguíneo também varia. 

Ondas de calor e mudanças no humor

É nesta fase que ocorrem as famosas ondas de calor ou “fogachos”, acompanhadas de transpiração excessiva. Também há alterações na distribuição da gordura do corpo, que tende a se concentrar mais na parte abdominal. 

Além disso, a mulher passa a apresentar sintomas psíquicos como irritabilidade, instabilidade emocional, choro descontrolado, depressão, distúrbios de ansiedade, melancolia, perda de memória e insônia. 

Veja outros sintomas:

  • Perda ou diminuição da libido.
  • Alterações na pele, que perde o vigor, e também nos cabelos e unhas, que ficam mais finos e quebradiços. 
  •  Perda de massa óssea característica da osteoporose e osteopenia. 

Os sintomas do climatério e da menopausa podem ser desconfortáveis em muitos casos. Mas ambos os períodos são ocorrências naturais no ciclo de vida das mulheres e não devem ser tratados como doença.  

Como amenizar os sintomas?

Essa fase demanda atenção e cuidados. Em alguns casos, é necessário tratamento em decorrência das mudanças naturais que acontecem no organismo. Por isso, o contato regular com o seu médico neste período será fundamental para a manutenção da sua saúde. 

Também é possível amenizar os sintomas mais desconfortáveis mudando alguns hábitos e adotando uma rotina mais saudável

Entenda como é feito o tratamento

A terapia de reposição hormonal tem a vantagem de aliviar os sintomas físicos do climatério (como os fogachos), os sintomas psíquicos (depressão e irritabilidade) e aqueles relacionados aos órgãos genitais (secura vaginal e incontinência urinária). 

Esse tratamento ainda age como proteção à osteoporose, assegurando melhor qualidade de vida para a mulher. Mas existem contraindicações que devem ser avaliadas com cuidado pelo médico e pela paciente. 

Vale lembrar que a automedicação nunca é indicada, pois pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, trombose, câncer de mama e do endométrio, distúrbios hepáticos e sangramento vaginal de origem desconhecida. 

Por isso, é essencial procurar o médico para que, juntos, vocês possam avaliar a necessidade de tratamento. 

Adote hábitos saudáveis

Algumas medidas simples podem ser incorporadas à sua rotina para minimizar os efeitos negativos do climatério, como manter uma alimentação saudável e equilibrada

Ajuste seu cardápio com alimentos ricos em cálcio e fibras e pobres em gorduras, açúcar e sal. Consuma vegetais sem moderação. 

Veja outras dicas que podem ajudar:

  • Praticar atividade física regularmente conforme recomendação médica.
  • Não fumar e evitar o consumo de álcool.
  • Evitar ganho de peso.
  • Manter o acompanhamento ginecológico regularmente. 

Quer saber mais sobre saúde da mulher? Preparamos um guia completo de cuidados essenciais da mulher saudável. Tudo o que você precisa saber para se cuidar melhor e alcançar a tão desejada qualidade de vida. 

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não

    Nos ajude a melhorar nosso conteúdo!
    ×
    Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

    Comentários

    error: © Copyright Unimed-BH 2021