Artrite e artrose: quais as diferenças e características de cada uma?
28/10/2021
Dor nas articulações? Saiba como identificar possíveis sintomas de artrite e artrose e as principais diferenças entre elas.
3 min de leitura
Muitas pessoas confundem artrite e artrose, pensando se tratar do mesmo problema. Apesar de serem doenças crônicas degenerativas que comprometem as articulações, ambas possuem diferenças cruciais que devem ser esclarecidas.
A artrose, por exemplo, é a doença reumática mais comum no Brasil, e responsável por 7,5% de afastamentos do trabalho, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. A estimativa é que 85% da população com mais de 75 anos tenha o problema.
Já a artrite é mais comum entre mulheres a partir dos 30 anos. Continue lendo este artigo e conheça as principais características da artrite e da artrose.
Diferença entre artrite e artrose: entenda melhor
A artrite e a artrose surgem a partir de diferentes situações que ocorrem no corpo. A artrite é originada de um desequilíbrio do sistema de defesa do nosso corpo, que passa a atacar vários órgãos.
Já a artrose é caracterizada por inflamação nas articulações ou “juntas”. Ela é uma doença degenerativa causada pelo desgaste dos tecidos que protegem as articulações e ossos, chamados cartilagens.
O que é artrite reumatoide?
Trata-se de uma doença inflamatória crônica e autoimune, que pode se manifestar em qualquer idade ou gênero, sendo mais frequente entre mulheres a partir dos 30 anos.
Ela afeta principalmente os pés, mãos, cotovelos, punhos e tornozelos. Por isso, um dos principais sintomas de artrite reumatoide é sentir dor nestas áreas, além de inchaço e até vermelhidão em alguns casos.
Artrose: o que significa
Um grande motivo da confusão entre artrite e artrose está no nome, porque a artrose também é conhecida como osteoartrite e osteoartrose. Por se tratar de um desgaste da cartilagem, a doença está associada ao envelhecimento, sendo mais comum na população idosa.
Além de dor e inchaço nas articulações, seus sintomas também podem se manifestar em deformações ou nódulos nestas áreas.
Artrite e artrose: causas, diagnóstico e tratamento
O que causa a artrite reumatoide ainda é um mistério, mas seus fatores podem incluir o histórico familiar, problemas hormonais e até o tabagismo.
A artrose também tem sua origem em fatores múltiplos como a genética, o metabolismo ou problemas pré-existentes nas articulações. Ela também pode causar alterações nos ossos, como os osteófitos, também conhecidos como bicos de papagaio.
Leia mais sobre fatores que podem levar ao surgimento de artrite e artrose:
Cessação do tabagismo: 8 dicas para parar de fumar
Perguntas sobre diabetes? A Unimed-BH responde!
Como diagnosticar estas condições?
Os problemas devem ser diagnosticados por um especialista médico, como o reumatologista, por meio de exames e análise dos sintomas.
Qual o melhor tratamento para artrite e artrose?
Quando a artrite reumatoide não é tratada corretamente, a doença pode se agravar, causando deformidades e até incapacidade para exercer tarefas simples do dia a dia. O tratamento depende do grau de artrite e pode incluir fisioterapia e medicações, como anti-inflamatórios.
O tratamento para artrose também combina medicamentos e fisioterapia, mas há ainda, a possibilidade de uma cirurgia minimamente invasiva, a artroscopia.
Sintomas de artrite e artrose: quando é hora de procurar o médico?
Nos dois casos, os tratamentos dão melhores resultados se iniciados precocemente. Para isso, as doenças também têm que ser identificadas o quanto antes. Veja alguns sintomas de artrite e artrose:
- Dores;
- Inchaço;
- Vermelhidão;
- Calor.
Estes sinais são sentidos nas articulações, geralmente nos joelhos, mãos, dedos, punhos, cotovelos e tornozelos. É comum a dor se iniciar em um local e depois se ampliar para outras articulações.
Caso perceba algum destes sintomas, procure o seu médico e informe o problema. Se ele detectar sinais de artrite ou artrose, o próximo passo é o encaminhamento para um reumatologista.
Para saber mais sobre problemas nas articulações, se informe com a Unimed-BH! Preparamos um conteúdo completo para te ajudar a proteger a cartilagem, essencial para a sua mobilidade e o bem-estar. Confira > Lesões articulares: como proteger a cartilagem de traumas e doenças?