Veja os medicamentos para insuficiência cardíaca

Prevenção e Controle

02/03/2021

Existem diversos medicamentos para insuficiência cardíaca congestiva. Entenda a importância de utilizar os remédios adequados.

3 min de leitura

Compartilhar

Veja os medicamentos para insuficiência cardíaca

Um comportamento que os médicos percebem em muitos pacientes com condições crônicas é um certo desleixo com o tratamento. Isso acaba sendo muito comum, principalmente no caso de doenças como hipertensão e diabetes. Essa conduta pode levar a outras condições, geralmente mais complicadas que as iniciais.

A hipertensão arterial, ou pressão alta, por exemplo, traz muitos riscos ao paciente quando este não faz o controle da doença. Sem tratamento, ela pode afetar o corpo por anos de forma silenciosa, sem sinais aparentes. Com o tempo, pode causar problemas às artérias, ao coração, ao cérebro, aos rins, aos olhos e até mesmo trazer disfunções sexuais.

Um dos maiores riscos da hipertensão é o desenvolvimento de insuficiência cardíaca congestiva. Esta é uma doença muito comum, com mais de 200 milhões de casos ao ano no país e é uma condição crônica: ela pode durar por anos ou até mesmo a vida inteira. O diagnóstico precisa ser feito por um médico, que vai solicitar exames laboratoriais ou de imagem com frequência.

O coração de um paciente com insuficiência cardíaca não bombeia o sangue da forma como deveria. A pressão alta deixa o coração muito fraco, ou muito rígido, e ele não consegue mais desempenhar seu papel tão bem.

O tratamento, assim como mudanças no estilo de vida, pode ajudar o paciente a contornar os sintomas da doença, o que traz a ele um ganho de qualidade de vida e o permite viver mais. Por isso, a recomendação é sempre estar atento ao tratamento prescrito pelo médico e não interromper a medicação sem orientação de um profissional, mesmo durante as férias e aos fins de semana.

Alguns dias sem a medicação correta para essa condição podem interferir na eficácia do tratamento previsto, podendo ocasionar a evolução da doença e interferir na qualidade de vida do paciente.

Medicamentos para insuficiência cardíaca

É importante entender que os medicamentos para insuficiência cardíaca são tomados para o resto da vida. Ao longo do tratamento, esses medicamentos vão precisar ser ajustados, principalmente nos primeiros meses de uso ou quando os sintomas pioram. Em muitos casos, é necessário tomar vários remédios ao mesmo tempo.

Adesão medicamentosa para insuficiência cardíaca

A adesão medicamentosa para insuficiência cardíaca é essencial para o bom gerenciamento do distúrbio. Isso porque os medicamentos são muito importantes no tratamento dessa condição e ajudam bastante o paciente.

  • O coração bate melhor.
  • Sintomas como acúmulo de líquidos e falta de ar são controlados.
  • A progressão da doença, ou seja, a piora, passa a ser mais lenta.
  • O paciente se mantém longe do hospital e vive mais e melhor.

Lista de medicamentos cardíacos

Pacientes que sofrem com insuficiência cardíaca podem precisar de medicações diversas. Cada uma delas vai tratar um sintoma ou fator de risco diferente. Cada remédio também tem suas especificidades e precisará de dosagem, horário e periodicidade específicos.

Conheça a lista de medicamentos cardíacos comumente receitados:

  • Inibidores da ECA
  • Bloqueadores dos receptores da angiotensina II
  • Inibidores da neprilisina e dos receptores de angiotensina
  • Betabloqueadores
  • Digoxina
  • Antagonistas de aldosterona
  • Diuréticos
  • Vasodilatadores

O medicamento indicado vai variar conforme o histórico do paciente e o tipo de insuficiência cardíaca que ele apresenta. Quem vai definir como será o tratamento, bem como os remédios que vão compor essa abordagem, será sempre um profissional de saúde. Escute seu médico!

Medicação para insuficiência cardíaca: quais as recomendações?

A indicação médica é de que o paciente nunca interrompa a medicação por conta própria. Você tem insuficiência cardíaca? Confira estas dicas dos médicos cooperados da Unimed-BH. Elas vão ajudar você a não deixar de tomar seus medicamentos da forma adequada.

  1. Aprenda sobre os medicamentos que você usa.

Esclareça todas as suas dúvidas com seu médico e pergunte sobre a finalidade e os benefícios do uso do medicamento, os efeitos esperados, se provoca algum efeito colateral, reações adversas ou riscos.

2. Exponha suas preferências ao médico e veja se é possível fazer alguns ajustes, de acordo com sua rotina.

Certifique-se sobre as instruções de uso do medicamento: dosagem, intervalo, melhor horário. Procure saber também como o medicamento pode afetar sua rotina diária e se existe alguma situação em que seu uso deve ser interrompido.

3. Procure ingerir o medicamento todos os dias e no mesmo horário.

Além de ser uma prática importante para a efetividade do tratamento, ela ajuda a criar uma rotina e evitar o esquecimento. Você pode lançar mão de alguns métodos para evitar o esquecimento, como marcar em um calendário os medicamentos e as doses, deixar bilhetes com lembretes bem visíveis, mensagens e alarmes no celular.

Existem ainda aplicativos desenvolvidos especificamente para essa finalidade.

4. Não pule nenhuma dose do medicamento, não pare de tomá-lo nem faça alterações sem falar com sua equipe médica.

Fale com seu médico e verifique a possibilidade de substituir um medicamento em casos de intolerância ou dificuldade em adquiri-lo.

5. Não deixe seu remédio acabar. Esteja atento à quantidade e à validade das receitas médicas.

Mantenha uma cartela de reserva para cada medicação. Ao comprar uma nova, utilize a que estava na reserva. Assim, caso aconteça alguma emergência, você ainda terá algum tempo para conseguir uma nova cartela.

Quanto mais você entende sobre sua doença e sobre seu tratamento, mais fortalecido e motivado você vai ficar para controlar sua condição e melhorar sua saúde.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021