Tenho pressão alta: o que preciso saber? Dicas relevantes

Prevenção e Controle

20/04/2021

Saiba mais sobre essa condição e veja dicas para controlar e manter sua pressão nos níveis desejados.

3 min de leitura

Compartilhar

Tenho pressão alta: o que preciso saber? Dicas relevantes

A hipertensão é uma doença crônica, causada por níveis elevados da pressão do sangue nas artérias. Saiba tudo sobre pressão alta neste artigo:

O que é pressão alta? 

A pressão alta ou pressão arterial sistólica (ou máxima) é a força do sangue empurrado contra as paredes dos vasos sanguíneos quando o coração bate e se contrai.

A pressão arterial diastólica (ou mínima) indica a pressão nas artérias quando o coração descansa, entre uma batida e outra. Valores de pressão arterial maiores ou iguais a 140 / 80 mmHg são considerados hipertensão.

Na maioria dos casos, a hipertensão é herdada dos pais ou secundária ao envelhecimento. Mas fique atento aos outros fatores que influenciam nos valores da pressão arterial, como: obesidade, sedentarismo, alimentação com excesso de sal e gorduras, bebidas alcoólicas, colesterol alto, estresse e cigarro. 

Qual deve ser o objetivo para minha pressão arterial? 

A resposta depende da sua saúde. O importante é que a redução da pressão arterial seja feita de forma cautelosa e considerando a presença de outras doenças associadas, de outros fatores de risco para doenças cardiovasculares, o uso de medicamentos prévios e da sua idade.

Discuta seus riscos com seu médico e considere o objetivo de alcance da meta pressórica recomendada para você. 

Como é tratada a pressão alta? 

O objetivo é o diagnóstico precoce e fazer com que a pressão arterial alcance níveis ideais, protegendo os órgãos-alvo, como o coração, o cérebro e os rins. O tratamento sempre inclui a mudança no estilo de vida.

Algumas medidas são ótimas para ajudar a evitar e controlar a pressão alta, como: controle do peso prática de atividades físicas regulares dieta rica em grãos integrais, frutas, vegetais, e com baixo teor de sal e de gordura interromper o uso de tabaco reduzir a ingestão de álcool controle do estresse. 

Os medicamentos nem sempre são necessários, mas quando são, geralmente se mostram eficazes, bem tolerados e disponíveis a valores acessíveis no mercado. Alguns são até fornecidos gratuitamente pelo SUS e através do programa Farmácia Popular.

O tratamento da pressão alta não deve ser ignorado e deve ser contínuo. Consulte seu médico e elabore um bom plano para manter a sua saúde em dia. 

Como posso monitorar minha pressão arterial em casa? 

Converse com o seu médico sobre com que frequência você deve conferir a sua pressão arterial. Medir a pressão em casa é simples e fácil, mas é importante tomar uma série de cuidados para que os valores apresentados sejam corretos: 

  • Não fumar ou ingerir cafeína 30 minutos antes da medição; 
  • Após a realização de algum exercício ou esforço físico descansar de 60 a 90 minutos; 
  • Evitar refeições pesadas antes da medição; 
  • Não realizar o uso de bebidas alcoólicas 30 minutos antes da medição; 
  • Ficar sentado e calmo no período de 5 a 10 minutos antes da medição; 
  • Esvaziar a bexiga antes da medição; 
  • Evitar conversar durante a medida; 

É preciso estar na posição sentada, pernas descruzadas, pés apoiados no chão, dorso (costas) encostado na cadeira e relaxado. 

O braço deve estar na altura do coração, livre de roupas, apoiado em alguma superfície (mesa), com a palma da mão voltada para cima e o cotovelo ligeiramente flexionado. 

Por que é tão importante controlar a pressão arterial? 

A hipertensão, ou pressão alta, é a principal causa evitável de doenças cardiovasculares que incluem: infarto do miocárdio, derrame cerebral, insuficiência cardíaca e doença arterial dos membros inferiores, além de poder causar insuficiência dos rins e lesões oculares.

Por isso, a prevenção é fundamental. As pessoas com pressão alta se sentem bem até que uma dessas condições ocorra. 

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão arterial está muito elevada. Cerca de 30 a 45% da população adulta possui pressão alta e isso torna-se progressivamente mais comum com o avanço da idade.

Estima-se que mais da metade dessas pessoas não têm os níveis pressóricos devidamente controlados. 

O que devo fazer se tiver pressão alta?

1. Discuta seu risco de doença cardíaca com o seu médico;

2. Desenvolva um plano de tratamento personalizado, incluindo como alvo o nível da pressão sanguínea;

3. Tome a medicação para pressão arterial, caso seja prescrita pelo seu médico;

4. Faça mudanças saudáveis no seu estilo de vida;

5. Monitore sua pressão arterial em casa e analise o progresso, levando em consideração o objetivo a ser atingido no nível de sua pressão arterial.

Agora que você já aprendeu mais sobre a pressão alta, que tal elevar sua qualidade de vida, e não a pressão?! Para Aprenda a rever suas escolhas alimentares neste material completo e prático, não perca → 10 Passos para iniciar uma alimentação saudável.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021