Doença de Alzheimer: o que é, sintomas, tratamento e prevenção
23/07/2021
Atualizado em 15/09/2022
A Doença de Alzheimer muda toda a rotina de uma família. Entenda o que é a condição, os sintomas, as formas de tratamento e de prevenção.
4 min de leitura
Falhas na memória, repetição, irritabilidade… a presença desses sinais na vida do idoso pode ser o primeiro indício de uma condição recorrente na terceira idade: a doença de Alzheimer.
Essa enfermidade, que acomete cerca de 1,2 milhão de idosos brasileiros, é delicada e afeta não somente o paciente, mas toda a sua família. Aprender a lidar com todas as mudanças que ela acarreta na rotina familiar geralmente é um grande desafio.
Por isso, estar informado é fundamental para que essa convivência seja permeada pelo bem-estar e pela qualidade de vida. Neste artigo, falaremos sobre o que é a doença de Alzheimer, seus sintomas, o tratamento e como fazer a prevenção.
O que é a doença de Alzheimer
A Doença de Alzheimer (DA) é uma condição neurodegenerativa caracterizada pela deterioração da memória e de outras funções cognitivas, como, por exemplo, fala, atenção, orientação, percepção, raciocínio e pensamento.
Além disso, a condição gera um comprometimento progressivo das atividades diárias e uma multiplicidade de alterações comportamentais e psicológicas, que comprometem a qualidade de vida na velhice.
Qual é a diferença entre doença de Alzheimer e demência?
Frequentemente, os diagnósticos de doença de Alzheimer e demência se confundem, mas existe uma diferença entre as duas condições. Embora elas compartilhem muitos sintomas, os dois nomes não significam a mesma coisa.
O termo “demência” é usado para descrever um conjunto de sintomas que podem incluir perda de memória, dificuldade de pensamento, resolução de problemas ou problemas com a linguagem.
Ela é causada por danos nas células do cérebro, e, porque a doença de Alzheimer “destrói” o cérebro, ela é uma das causas mais comuns da demência.
Aqui está a grande diferença entre as duas enfermidades: quando um indivíduo é diagnosticado com demência, ele se dá com base em seus sintomas, sem realmente saber o que está por trás deles.
Na doença de Alzheimer, a causa exata dos sintomas é compreendida.
Quais as possíveis causas do Alzheimer?
Embora o comportamento da doença de Alzheimer no cérebro seja conhecido, ainda não há conclusões sobre as possíveis causas da condição.
Sabe-se que, além de ser uma doença que atinge, em sua maioria, pessoas idosas, ela pode ter influência de fatores genéticos.
Sintomas da doença de Alzheimer e o diagnóstico precoce
Muitos dos sintomas que podem levar à identificação da doença de Alzheimer se desenvolvem gradualmente durante o envelhecimento, normalmente apresentando alterações sutis no organismo do paciente.
Contudo, é imprescindível a avaliação médica para que seja possível o diagnóstico precoce e o início do tratamento, bem como o monitoramento da evolução.
Fique atento aos seguintes sinais:
- Perda de memória e esquecimento frequente, sobretudo relacionado a acontecimentos recentes.
- Confusão mental e dificuldade em encontrar palavras.
- Falas e perguntas repetitivas.
- Perda de aptidão para tarefas diárias, antes rotineiras.
- Alterações bruscas de humor e personalidade.
- Apatia e dificuldades de acompanhar conversas.
- Falta de percepção de tempo e espaço, causando confusão sobre a data atual ou sobre lugares conhecidos.
Prevenção da doença de Alzheimer
Existem algumas medidas que podem atuar como métodos de prevenção da doença de Alzheimer. Mudanças nos hábitos e no estilo de vida muitas vezes fazem toda a diferença para evitar a condição. Mas não se esqueça: elas devem começar muito antes da terceira idade.
5 dicas para evitar a condição
- Exercite a sua mente: existem inúmeras formas de manter a mente ativa. Ler, aprender habilidades e idiomas novos e até mesmo fazer palavras-cruzadas pode ser positivo.
- Pratique atividades físicas: não só a mente deve estar ativa, mas o corpo também. Fazer ao menos 30 minutos de exercícios físicos por dia ajuda a prevenir diversas enfermidades, inclusive a doença de Alzheimer.
- Cuide da sua alimentação: consumir uma alimentação balanceada, com vegetais, frutas e alimentos ricos em Ômega 3 também é uma ótima opção para prevenir o Alzheimer.
- Consuma vitamina D: a falta desse nutriente no organismo pode estar associada a maiores riscos do desenvolvimento da doença de Alzheimer. Por isso, seja por meio do sol, seja por meio da suplementação com indicação médica, é recomendado manter os níveis da vitamina D em dia.
- Fique de olho em doenças crônicas: Pressão alta e diabetes são doenças que aumentam o risco de Alzheimer e outros tipos de demência. Por isso, manter os exames em dia e fazer o controle das doenças é fundamental para prevenir o Alzheimer.
Evolução da doença de Alzheimer
Não existe cura para a doença de Alzheimer, mas, com o início do tratamento, espera-se, principalmente, uma melhora significativa do quadro de sintomas e da condição geral do paciente, trazendo maior qualidade de vida ao portador.
Dia Mundial da Doença de Alzheimer
Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção à doença e do diagnóstico precoce, a Alzheimer’s Disease International (ADI) criou o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.
Ela é comemorada no dia 21 de setembro e tem o objetivo de levar informação às pessoas, explicando o que é a condição e fazendo campanhas de conscientização.
Saiba mais sobre a demência
Além de falar sobre a doença de Alzheimer neste artigo, discorremos sobre a diferença entre a condição e a demência.
O Viver Bem, portal da Unimed-BH, preparou um conteúdo especial sobre o assunto, explicando o que é a enfermidade e como você pode ajudar alguém com a condição.
Acesse: Demência: sintomas e principais cuidados para pessoas com esse quadro
Cuide-se com a Unimed-BH
Como dito anteriormente, cuidar da qualidade de vida, mantendo hábitos saudáveis, é uma forma de se prevenir contra a doença de Alzheimer.
O portal Viver Bem compartilha diversos conteúdos relacionados ao bem-estar, com dicas para você manter uma alimentação mais saudável e praticar exercícios físicos com segurança.
Confira alguns dos artigos relacionados aos temas: