Doença de Alzheimer: o que é, sintomas, tratamento e prevenção

Prevenção e Controle

23/07/2021

Atualizado em 15/09/2022

A Doença de Alzheimer muda toda a rotina de uma família. Entenda o que é a condição, os sintomas, as formas de tratamento e de prevenção.

4 min de leitura

Doença de Alzheimer: o que é, sintomas, tratamento e prevenção

Falhas na memória, repetição, irritabilidade… a presença desses sinais na vida do idoso pode ser o primeiro indício de uma condição recorrente na terceira idade: a doença de Alzheimer.

Essa enfermidade, que acomete cerca de 1,2 milhão de idosos brasileiros, é delicada e afeta não somente o paciente, mas toda a sua família. Aprender a lidar com todas as mudanças que ela acarreta na rotina familiar geralmente é um grande desafio.

Por isso, estar informado é fundamental para que essa convivência seja permeada pelo bem-estar e pela qualidade de vida. Neste artigo, falaremos sobre o que é a doença de Alzheimer, seus sintomas, o tratamento e como fazer a prevenção.

O que é a doença de Alzheimer

A Doença de Alzheimer (DA) é uma condição neurodegenerativa caracterizada pela deterioração da memória e de outras funções cognitivas, como, por exemplo, fala, atenção, orientação, percepção, raciocínio e pensamento.

Além disso, a condição gera um comprometimento progressivo das atividades diárias e uma multiplicidade de alterações comportamentais e psicológicas, que comprometem a qualidade de vida na velhice.

Qual é a diferença entre doença de Alzheimer e demência?

Frequentemente, os diagnósticos de doença de Alzheimer e demência se confundem, mas existe uma diferença entre as duas condições. Embora elas compartilhem muitos sintomas, os dois nomes não significam a mesma coisa.

O termo “demência” é usado para descrever um conjunto de sintomas que podem incluir perda de memória, dificuldade de pensamento, resolução de problemas ou problemas com a linguagem.

Ela é causada por danos nas células do cérebro, e, porque a doença de Alzheimer “destrói” o cérebro, ela é uma das causas mais comuns da demência.

Aqui está a grande diferença entre as duas enfermidades: quando um indivíduo é diagnosticado com demência, ele se dá com base em seus sintomas, sem realmente saber o que está por trás deles.

Na doença de Alzheimer, a causa exata dos sintomas é compreendida.

Quais as possíveis causas do Alzheimer?

Embora o comportamento da doença de Alzheimer no cérebro seja conhecido, ainda não há conclusões sobre as possíveis causas da condição.

Sabe-se que, além de ser uma doença que atinge, em sua maioria, pessoas idosas, ela pode ter influência de fatores genéticos.

Sintomas da doença de Alzheimer e o diagnóstico precoce

Muitos dos sintomas que podem levar à identificação da doença de Alzheimer se desenvolvem gradualmente durante o envelhecimento, normalmente apresentando alterações sutis no organismo do paciente.

Contudo, é imprescindível a avaliação médica para que seja possível o diagnóstico precoce e o início do tratamento, bem como o monitoramento da evolução.

Fique atento aos seguintes sinais:

  • Perda de memória e esquecimento frequente, sobretudo relacionado a acontecimentos recentes.
  • Confusão mental e dificuldade em encontrar palavras.
  • Falas e perguntas repetitivas.
  • Perda de aptidão para tarefas diárias, antes rotineiras.
  • Alterações bruscas de humor e personalidade.
  • Apatia e dificuldades de acompanhar conversas.
  • Falta de percepção de tempo e espaço, causando confusão sobre a data atual ou sobre lugares conhecidos.

Doença de Alzheimer

Prevenção da doença de Alzheimer

Existem algumas medidas que podem atuar como métodos de prevenção da doença de Alzheimer. Mudanças nos hábitos e no estilo de vida muitas vezes fazem toda a diferença para evitar a condição. Mas não se esqueça: elas devem começar muito antes da terceira idade.

5 dicas para evitar a condição

  1. Exercite a sua mente: existem inúmeras formas de manter a mente ativa. Ler, aprender habilidades e idiomas novos e até mesmo fazer palavras-cruzadas pode ser positivo.
  2. Pratique atividades físicas: não só a mente deve estar ativa, mas o corpo também. Fazer ao menos 30 minutos de exercícios físicos por dia ajuda a prevenir diversas enfermidades, inclusive a doença de Alzheimer.
  3. Cuide da sua alimentação: consumir uma alimentação balanceada, com vegetais, frutas e alimentos ricos em Ômega 3 também é uma ótima opção para prevenir o Alzheimer.
  4. Consuma vitamina D: a falta desse nutriente no organismo pode estar associada a maiores riscos do desenvolvimento da doença de Alzheimer. Por isso, seja por meio do sol, seja por meio da suplementação com indicação médica, é recomendado manter os níveis da vitamina D em dia.
  5. Fique de olho em doenças crônicas: Pressão alta e diabetes são doenças que aumentam o risco de Alzheimer e outros tipos de demência. Por isso, manter os exames em dia e fazer o controle das doenças é fundamental para prevenir o Alzheimer.

Evolução da doença de Alzheimer

Não existe cura para a doença de Alzheimer, mas, com o início do tratamento, espera-se, principalmente, uma melhora significativa do quadro de sintomas e da condição geral do paciente, trazendo maior qualidade de vida ao portador.

Dia Mundial da Doença de Alzheimer

Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção à doença e do diagnóstico precoce, a Alzheimer’s Disease International (ADI) criou o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.

Ela é comemorada no dia 21 de setembro e tem o objetivo de levar informação às pessoas, explicando o que é a condição e fazendo campanhas de conscientização.

Saiba mais sobre a demência

Além de falar sobre a doença de Alzheimer neste artigo, discorremos sobre a diferença entre a condição e a demência.

O Viver Bem, portal da Unimed-BH, preparou um conteúdo especial sobre o assunto, explicando o que é a enfermidade e como você pode ajudar alguém com a condição.

Acesse: Demência: sintomas e principais cuidados para pessoas com esse quadro

Cuide-se com a Unimed-BH

Como dito anteriormente, cuidar da qualidade de vida, mantendo hábitos saudáveis, é uma forma de se prevenir contra a doença de Alzheimer.

O portal Viver Bem compartilha diversos conteúdos relacionados ao bem-estar, com dicas para você manter uma alimentação mais saudável e praticar exercícios físicos com segurança.

Confira alguns dos artigos relacionados aos temas:

Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH
Conteúdo validado por Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH

Equipe responsável por prover conteúdos em soluções assistenciais para clientes, profissionais e prestadores da Unimed-BH, assim como para a sociedade como um todo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários