Perguntas e respostas sobre dieta e alimentação saudável

Qualidade de Vida

03/05/2021

Que tal sanar algumas dúvidas sobre alimentação saudável? A Unimed-BH orienta sobre o tema e prepara você para adotar novos hábitos.

3 min de leitura

Compartilhar

Perguntas e respostas sobre dieta e alimentação saudável

A alimentação saudável é um dos pilares para aumentar o bem-estar. Escolher o que você vai comer é também optar pelos combustíveis adequados ao funcionamento do corpo. Por isso, é importante estar sempre atento aos nutrientes que cada refeição pode oferecer e evitar opções arriscadas.

A responsabilidade de escolher um cardápio repleto de sabor e saúde é grande, e, nesse caminho, podem surgir diversas perguntas sobre alimentação saudável

Ciente disso, a Unimed-BH vai esclarecer algumas das principais dúvidas. Neste post, você encontra respostas e dicas de alimentação saudável para toda a família. Continue lendo para se informar!

1. O que é alimentação saudável?

Uma dica: de modo geral, não se trata de seguir dietas rigorosas e restritivas. Alimentação saudável é aquela que supre todas as necessidades nutricionais, sem exageros e com qualidade.

Se alimentar com saúde não significa, necessariamente, excluir os populares arroz e feijão do almoço brasileiro. Significa equilibrar essa e outras refeições de acordo com o que o seu corpo precisa para funcionar corretamente.

2. Qual é a importância de uma alimentação saudável?

A alimentação saudável está relacionada a uma série de vantagens para a saúde. Ela beneficia os sistemas imunológico e digestivo. Consequentemente, eleva a qualidade do sono, melhora o humor e aumenta o bem-estar, de maneira geral. 

Uma alimentação balanceada fornece todos os nutrientes necessários para manter o organismo forte. Além disso, contribui para evitar o surgimento de doenças como diabetes, hipertensão e até mesmo câncer.

Fora todos esses benefícios, ao se alimentar de forma saudável, você ajuda seu corpo no processo de controle de peso, evitando o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade. Para pessoas que já apresentam esse quadro, a comida saudável, aliada a outras estratégias, é uma ótima forma de revertê-lo. 

3. Como ter uma alimentação saudável?

Para entender como ter uma alimentação saudável, o caminho ideal passa pela variedade, pela moderação e pelo equilíbrio.

Para ter variedade, é importante englobar vários grupos alimentares nas refeições – hortaliças, cereais, leguminosas, gorduras, entre outros. A moderação nada mais é do que consumir porções desses grupos alimentares sem exageros.

O equilíbrio, por sua vez, é saber balancear entre a variedade e a moderação: respeitar as quantidades adequadas para cada grupo e identificar a própria saciedade.

Para seguir esses três pilares de uma refeição saudável, também é válido considerar os seguintes pontos:

  • Incluir carboidratos integrais na alimentação.
  • Investir em hortaliças, legumes e frutas.
  • Optar por gorduras boas na preparação dos alimentos.
  • Não exagerar no sal.
  • Preferir alimentos naturais.
  • Evitar alimentos ultraprocessados.
  • Não se esquecer do arroz com feijão.
  • Incluir proteínas diversas no cardápio.

Aproveite e leia também → 10 passos para iniciar uma alimentação saudável.

4. Como montar um prato saudável?

Uma das principais perguntas sobre alimentação é como montar um prato saudável. A boa notícia é que essa tarefa é mais fácil do que você imagina. Basta incluir quatro tipos de alimentos nas refeições: carboidratos, proteínas, fibras e gorduras.

Para decidir a quantidade ideal de cada alimento, é só dividir da seguinte forma:

– 50% de fibras, que podem ser legumes e verduras.
– 25% de carboidratos, como arroz, batata, mandioquinha e milho.
– 25% de proteínas, que podem ser de origem animal ou vegetal.

Clique neste Guia básico de como montar um prato saudável que vai auxiliar você a equilibrar melhor as escolhas alimentares.

5. Qual é a melhor dieta para emagrecer rápido?

Essa é uma das perguntas sobre alimentação mais procuradas. Muitas pessoas que recorrem a dicas de alimentação saudável buscam estratégias relâmpago para perder peso, o que pode ser prejudicial à saúde. Conhecidos como “dietas da moda”, esses métodos têm um ponto em comum: a restrição de algum tipo de alimento – carboidrato, por exemplo.

Como você já sabe, uma alimentação saudável deve ter diversidade no cardápio. Adotar dietas que proíbam variedade alimentar pode acarretar diversos problemas: deficiência nutricional, sobrecarga no organismo e até eventos mais sérios, como desnutrição e desmaios.

Para se aprofundar mais nesse assunto, leia → Dietas da Moda: por que você deve fugir delas.

Lembre-se de que o melhor caminho para perder peso com saúde é construir um processo de reeducação alimentar. Você pode contar com a ajuda profissional de nutricionistas ou nutrólogos nesse processo.

Além disso, é importante ter em mente a melhor dica de alimentação saudável: comer de tudo, de forma equilibrada, respeitando seus limites e suas necessidades.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021