Cirurgia bariátrica: atenção por toda a vida

Prevenção e Controle

26/02/2021

O pós-cirurgia bariátrica representa um momento de grandes mudanças na vida do paciente. Confira dicas para encarar esse período e obter ótimos resultados

4 min de leitura

Compartilhar

Cirurgia bariátrica: atenção por toda a vida

Pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica precisam se adaptar a um novo estilo de vida, mais regrado, moderado e com algumas restrições, que são a garantia de saúde, bem-estar e resultados duradouros. Tantas mudanças têm um motivo: ao mesmo passo que a cirurgia bariátrica possibilita a perda de peso, ela pode trazer, juntamente com o emagrecimento, deficiências de cálcio, vitamina B12 e ferro, entre outros nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo.

A cirurgia bariátrica é um procedimento que faz modificações anatômicas permanentes no estômago – e, em alguns casos, no intestino também – e, por isso, acarreta a diminuição da capacidade de ingestão de alimentos por parte do paciente operado. A falta de nutrientes, consequência dessas modificações, pode causar doenças como anemia, mais simples de ser diagnosticada, até alterações neurológicas e desordens mentais mais graves.

Para que os resultados pós-cirurgia bariátrica não tragam malefícios para o corpo e para a mente, o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar não deve se restringir apenas ao pós-operatório, que acontece até 24 meses após a cirurgia, mas estender-se por toda a vida.

Pós-cirurgia bariátrica: dicas para perder peso com sucesso

A alimentação é a maior mudança de hábito pós-cirurgia bariátrica. Isso acontece porque, no pós-operatório desse procedimento, o paciente fica proibido de consumir determinados alimentos e deve passar por um processo de reintrodução alimentar. Esse processo é gradual, dividido em três fases, e deve ser seguido à risca para evitar complicações.

Dieta pós-bariátrica

Seguir a dieta pós-bariátrica é fundamental nos primeiros 90 dias de recuperação, mas manter uma alimentação saudável após esse período é fator determinante para a perda de peso. Invista em uma dieta rica em frutas, legumes e hortaliças, e opte, sempre que possível, por carnes magras e leite e derivados com pouca gordura.

Hidratar-se, comer devagar e em pequenas porções e evitar refrigerantes, doces e alimentos gordurosos também são hábitos importantes para perder peso e garantir a manutenção dos resultados pós-cirurgia bariátrica.

Atividade física pós-cirurgia bariátrica

Os benefícios da adoção de atividade física pós-cirurgia bariátrica são comprovados. A partir do momento em que a equipe médica libera o paciente, iniciar a prática de exercícios é recomendado e muito positivo para a saúde do bariátrico.

A prática de atividade física pós-cirurgia bariátrica, aliada a uma dieta regrada, é o melhor caminho para potencializar o emagrecimento durante o pós-operatório. É também uma forma de “perder o peso certo” porque elimina apenas a gordura do corpo, preservando a massa magra — extremamente importante para a proteção do corpo. Além disso, garante maior resistência física e força, melhora o metabolismo e libera endorfina, o hormônio do bem-estar e da satisfação.

Acompanhamento médico multidisciplinar

Para adotar uma dieta e iniciar a prática de exercícios físicos pós-cirurgia bariátrica bem como para manter os resultados e a saúde geral a médio e longo prazos, o acompanhamento médico multidisciplinar é essencial.

Além de orientar o momento certo para a liberação de exercícios e a introdução de alimentos, os profissionais especializados acompanharão a evolução do pós-operatório de modo geral, evitando complicações. Durante esse acompanhamento, vão analisar exames laboratoriais para o acompanhamento de índices de nutrientes no corpo e adaptar seu novo estilo de vida de acordo com as respostas do organismo.

No pós-operatório da cirurgia bariátrica, também é importante acompanhar índices que indicam doenças associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão.

Cuidados pós-bariátrica

O pós-cirurgia bariátrica representa o pontapé inicial de uma mudança que vai durar a vida inteira e que passa pela saúde física e mental. Além de manter um estilo de vida mais regrado e moderado, com novos hábitos de atividades físicas e alimentação, é importante manter o acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico com o objetivo de tratar, de forma preventiva, transtornos mentais recorrentes em pacientes bariátricos.

Cuidar da autoestima e buscar hobbies e atividades prazerosas em que você consiga sentir bem-estar e trabalhar a ansiedade também é fundamental para a qualidade de vida pós-bariátrica.

Como cuidar da saúde mental pós-cirurgia bariátrica?

O acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico é a melhor forma de cuidar da saúde mental pós-cirurgia bariátrica. Devido à recorrência de transtornos alimentares durante a recuperação de pacientes que passam pelo procedimento, esses profissionais estarão aptos a identificar possíveis sintomas e tratá-los de forma precoce.

Fora do consultório médico, o autocuidado também é um ótimo remédio: invista em atividades que proporcionem bem-estar no seu dia a dia, cuide do seu corpo, da sua autoestima e da sua mente. Manter a qualidade de vida e seguir as recomendações médicas para assegurar a saúde mental pós-cirurgia bariátrica é o melhor caminho para evitar sintomas depressivos, de transtornos alimentares ou ansiedade.

Como cuidar da pele e da flacidez pós-cirurgia bariátrica?

A flacidez é um problema estético recorrente em pacientes pós-cirurgia bariátrica. Ela acontece devido aos altos índices de perda de peso, que acontecem até dois anos após a realização do procedimento. A cirurgia plástica é recomendada, na maioria dos casos, quando o paciente atinge o que se chama de estabilização do peso, e tem o objetivo de retirar a pele que fica em excesso após o emagrecimento.

Outros problemas recorrentes são lesões em pele, unhas e cabelos, causadas pela deficiência vitamínica que pode ocorrer pós-cirurgia bariátrica. Para tratar esse e outros problemas que a cirurgia pode causar, a suplementação deve ser iniciada nos primeiros momentos do pós-operatório. Além disso, é importante cultivar cuidados diários, como hidratar constantemente a pele com cremes próprios para isso, evitar o uso de químicas nos cabelos nos primeiros 12 meses após a cirurgia e manter uma alimentação equilibrada, que, somada à suplementação, vai garantir a reposição vitamínica ideal para o seu corpo.

O período pós-bariátrico é um momento de grandes adaptações, mas, quando o cuidado é contínuo e considera não só aspectos físicos, mas também mentais, a recuperação é um sucesso. A perda de peso, o controle de doenças associadas à obesidade e a melhoria da autoestima são objetivos que valem a mudança de hábitos.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.

Comentários