Saúde ocular: 5 cuidados fundamentais para uma boa visão

Qualidade de Vida

30/06/2021

O Dia Mundial da Saúde Ocular existe para lembrar da importância de cuidar desta área e evitar o agravamento de problemas nos olhos. Saiba como preservar melhor a sua visão.

4 min de leitura

Compartilhar

Saúde ocular: 5 cuidados fundamentais para uma boa visão

Quando foi a sua última consulta ao oftalmologista? Independentemente se você tem ou não alguma condição específica para tratar, cuidar da saúde dos olhos com frequência é essencial para prevenir problemas oculares. Alguns, mais graves, podem levar à cegueira.

Entretanto, na pandemia, houve uma redução no número de exames oftalmológicos no país, segundo um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Mas é importante marcar consultas de rotina seguindo as medidas de proteção para evitar a Covid-19.

Vale lembrar que a visão é um dos principais sentidos do corpo humano e concentra a maior parte das informações que recebemos ao longo da vida. Além disso, para os portadores de doenças que afetam diretamente a visão, como hipertensão e diabetes, os cuidados preventivos devem ser redobrados.

Leia mais sobre o assunto e saiba como manter a saúde dos olhos em dia.

O que é saúde ocular

Os olhos são a porta de entrada para o mundo. Por meio deles, recebemos as informações externas que, codificadas pelo cérebro, dão sentido às nossas percepções visuais e possibilitam a conexão com o mundo.

Para manter todo esse mecanismo funcionando, é necessário que a saúde ocular e também a saúde em geral estejam em dia. Por trás dos olhos, há várias ferramentas que devem funcionar corretamente para que o nosso cérebro assimile as mensagens externas.

Pupila, íris, córnea, retina, nervo óptico e cristalino, por exemplo, são engrenagens fundamentais para o bom funcionamento da visão. Cuidar da saúde dos olhos é uma forma de prevenir problemas mais graves no futuro.

Dia Mundial da Saúde Ocular

Para conscientizar a população sobre a importância de cuidar da visão e prevenir a cegueira, o Dia Mundial da Saúde Ocular é celebrado em 10 de julho. A data é uma forma de reforçar a necessidade de cuidados periódicos e consultas regulares ao oftalmologista.

Muitos problemas de visão poderiam ser evitados se tivessem sido tratados precocemente. É por isso que o primeiro exame que fazemos nos olhos acontece logo que nascemos. O teste do olhinho é um dos exames fundamentais da triagem neonatal e é feito nos primeiros dias de vida da criança.

Ele serve justamente para identificar problemas oculares. Com o diagnóstico precoce, fica mais fácil tratar e até reverter tais problemas.

Para celebrar o dia da saúde ocular, que tal providenciar um check-up da sua visão? Mesmo que você não apresente sintomas, deve continuar se consultando de forma preventiva. Entenda melhor.

Saúde dos olhos: qual a importância

saúde ocular

Além de afetar outras áreas do corpo, a saúde ocular também funciona como um indicativo para outros problemas. Olhos amarelados, por exemplo, podem ser sinal de doenças no fígado ou no pâncreas. A icterícia e a hepatite também são problemas caracterizados pelos olhos amarelos. Já a sensação de ardência nos olhos pode sinalizar alergias e inflamações.

Da mesma forma, alguns sintomas em outras partes do corpo também indicam problemas nos olhos. Dores de cabeça, por exemplo, podem indicar alterações na visão que demandam o uso correto de óculos de grau, como o astigmatismo.

Olhos para ver: como enxergar melhor?

Para diminuir a sensação de secura nos olhos, evite o ar-condicionado. Caso o problema persista, consulte um especialista para receber a indicação de um colírio.

Usar óculos escuros também é uma boa maneira para evitar a alta incidência de raios solares nos olhos, desde que as lentes sejam testadas e certificadas por órgãos competentes.

Além disso, é importante manter a higienização frequente das mãos, especialmente em tempos de pandemia. Isso porque temos o hábito de colocar as mãos nos olhos, o que aumenta a chance de infecções.

Quais são os distúrbios mais comuns nos olhos?

Entre os quadros mais comuns estão as doenças refrativas, que causam distorção nas imagens. São elas:

  • a miopia, caracterizada pela dificuldade em enxergar de longe;
  • a hipermetropia, que torna mais difícil enxergar de perto;
  • e o astigmatismo, que deixa a visão embaçada.

Para todos esses problemas é indicado o uso de lentes corretivas ou cirurgia a laser, quando recomendada por um profissional de saúde.

Outra dificuldade que afeta a saúde dos olhos é a conjuntivite, uma inflamação que pode ser causada por vírus, bactérias ou alergias e é altamente contagiosa. Por isso, quando alguém contrai a doença, é afastado das atividades presenciais por meio de atestado médico para evitar a contaminação de outras pessoas.

A catarata também é um distúrbio comum da visão que, se não tratado corretamente, pode levar à cegueira. Ela é caracterizada pela sensação de opacidade nos olhos, o que dificulta a visão, causando embaçamento visual. O problema é passível de cirurgia, conforme recomendação médica.

Já o glaucoma é um problema causado pelo desgaste do nervo óptico ou aumento da pressão intraocular. Ele acarreta a perda gradual da visão, podendo levar à cegueira, e também pode causar dores nos olhos. O controle da doença pode ser feito com o uso de colírios e com o acompanhamento constante do oftalmologista.

Como cuidar da visão: 5 dicas

A maioria dos problemas oculares pode ser diagnosticada precocemente. O tratamento deve se iniciar o quanto antes, de modo a evitar o agravamento da condição e até a perda da visão. Para isso, é necessário o acompanhamento regular de um oftalmologista.

Veja algumas dicas de como cuidar da visão:

  • Consulte o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Caso apresente problemas na visão ou alterações nos olhos, não espere a próxima consulta de rotina. Vá ao médico o mais rápido possível.
  • Se você foi diagnosticado com diabetes e/ou hipertensão, o acompanhamento médico é imprescindível para evitar o desenvolvimento ou o agravamento de doenças nos olhos.
  • Cuidado com o uso de cosméticos ou outros produtos na região ocular, pois, quando em contato com os olhos, podem causar infecções e inflamações. Lembre-se de sempre retirar a maquiagem antes de dormir.
  • Dê um descanso para os seus olhos. Ao passar muito tempo na frente de um celular ou computador, nós piscamos menos e, consequentemente, a lubrificação natural dos olhos é afetada. Faça intervalos regulares de descanso durante sua jornada de trabalho e evite ficar mexendo no celular durante horas seguidas.
  • Evite coçar os olhos com frequência. Este hábito, em longo prazo, pode prejudicar a saúde ocular, além de facilitar o acesso de agentes externos que podem causar inflamações e infecções.

Além dessas dicas, é importante adotar hábitos saudáveis para prevenir problemas de saúde e ter mais qualidade de vida. O tabagismo, por exemplo, é prejudicial à saúde ocular e deve ser evitado. Não se esqueça de consumir alimentos saudáveis e praticar atividades físicas.

Outro problema que afeta a saúde dos olhos é a vista cansada, causada principalmente pelo uso excessivo de tecnologia.

Como é quase impossível fugir dessa realidade, principalmente nesta pandemia, acesse as nossas dicas para amenizar o problema e preservar melhor a sua visão:

Fadiga visual: o que é e como cuidar da saúde dos olhos no trabalho.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021