Alimentos ricos em vitamina C: como suprir as necessidades diárias?

Qualidade de Vida

05/07/2021

Para além da laranja, a vitamina C está presente em diversos alimentos e ajuda a fortalecer o sistema imunológico; entenda o porquê e saiba como aproveitar todos os benefícios deste nutriente.

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Alimentos ricos em vitamina C: como suprir as necessidades diárias?

Para o seu bom e saudável funcionamento, o nosso organismo demanda de ingestão diária de vitamina C, já que ela não é produzida naturalmente pelo corpo humano. A boa notícia é que o nutriente está presente em muitos alimentos de uso cotidiano dos brasileiros. Saiba como utilizá-lo a seu favor.

Quais os benefícios da vitamina C?

A Vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é um nutriente essencial para os humanos. Ela contribui para a defesa imunológica do nosso organismo e ajuda nas funções regulatórias do corpo, como: a absorção de ferro, produção de colágeno, ação antioxidante e regeneração das células.

Além disso, por atuar na produção de colágeno, proteína responsável pela estrutura e elasticidade da pele, a vitamina C também é bastante utilizada pela indústria cosmética.

A deficiência desta vitamina pode ocasionar problemas de saúde graves, como a anemia, sangramento nas gengivas, queda de cabelo e má cicatrização. Além disso, pode provocar cansaço e alterações de humor, podendo acarretar, em casos mais graves, transtornos como a histeria e depressão.

É importante reforçar que a vitamina C não é armazenada no corpo humano, uma vez que seu excedente é eliminado na urina e, por isso, seu consumo deve ser diário. Em caso de dúvidas, é sempre importante consultar o seu médico de referência para avaliar a necessidade de suplementação.

Alimentos ricos em vitamina C: + de 10 opções além da laranja

É comum associar imediatamente a vitamina C à laranja, mas saiba que há uma variedade de opções para manter os níveis ideais deste nutriente no organismo.

Ela existe em praticamente todas as frutas e vegetais, o que varia é a quantidade presente em cada um destes alimentos.

A fruta com maior concentração de vitamina C é a acerola, com cerca de 1600 mg do elemento. Também entram na lista de frutas com boas concentrações:

  • Laranja;
  • kiwi;
  • goiaba;
  • caju;
  • abacaxi;
  • morango;
  • mamão.

Já na gôndola de verduras e legumes, procure por batatas, pimentões, tomates, brócolis, espinafre, repolho e salsa. Você terá uma salada nutritiva e rica em vitamina C.

Há outra forma de consumir a vitamina C?

A melhor forma de consumir a vitamina C é na alimentação, mas em alguns casos, pode haver a recomendação de suplementos vitamínicos.

Este método, no entanto, não deve ser adotado sem avaliação médica e nutricional. É somente por meio de exames clínicos e laboratoriais que o profissional poderá avaliar se a ingestão natural deste nutriente em seu organismo está sendo suficiente, ou se carece de suplementação.

Com o acompanhamento médico, você terá o diagnóstico correto sobre a sua saúde e poderá procurar um profissional de nutrição para montar um plano alimentar – com suplementação ou não – personalizada.

Em muitos casos, o rearranjo da rotina alimentar, priorizando alimentos ricos em vitamina C e outros nutrientes, já será suficiente.

Outros fatores que aumentam a imunidade

Cuidar da saúde é um universo multifatorial, que envolve uma boa variedade de alimentos saudáveis e uma rotina de atividade física.

O que a vitamina C faz é preparar as suas células de defesa para a luta contra os agentes infecciosos. Porém, existem outras maneiras de aumentar a imunidade, tais como:

  1. Dar fim ao tabagismo;
  2. Manter o peso adequado;
  3. Cuidar da saúde mental para amenizar o estresse;
  4. Dormir bem;
  5. Reduzir o consumo de álcool, entre outros hábitos saudáveis.

Para te ajudar a aliar alimentação balanceada à prática regular de atividades físicas, preparamos um conteúdo especial no Viver Bem da Unimed-BH: Treino funcional em casa: pratique para manter a saúde em dia.

E para aprender como diversificar o seu cardápio e tirar o máximo proveito da alimentação para fortalecer o seu sistema imunológico, acesse os nossos conteúdos sobre Alimentação.

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