Lavras Novas: conheça esse destino e descubra o que fazer no distrito de Ouro Preto

Qualidade de Vida

23/06/2022

Lavras Novas é um destino aconchegante e que traz tudo o que há de mais característico em Minas. Veja o que fazer e quando visitar o distrito!

4 min de leitura

Lavras Novas: conheça esse destino e descubra o que fazer no distrito de Ouro Preto

Lavras Novas é um pequeno – mas muito conhecido – destino para quem quer viajar por Minas Gerais, especialmente nas proximidades da capital.

O que nem todo mundo sabe, porém, é que o charmoso arraial não é uma cidadezinha, mas sim um distrito da histórica Ouro Preto. Caso você esteja interessado ou quer descobrir a beleza de Lavras Novas, o que fazer na cidade e quais são seus atrativos, é isso que vamos contar agora!

Onde fica Lavras Novas? Como chegar lá?

O distrito de Lavras Novas está localizado a 120 km de Belo Horizonte, ou cerca de 1h15 de carro. Já da sede Ouro Preto, a viagem dura apenas 10 minutos e fica a cerca de 15 km de distância.

Para quem está saindo de Belo Horizonte, o acesso é pela BR-356 até o trevo de Ouro Preto; dali, você entra à direita para acessar a MG-129. Seguindo a estrada por oito quilômetros, você verá placas de entrada para o distrito.

O que fazer em Lavras Novas?

Quem viaja por Minas não se engana: mesmo os menores locais concentram grande diversidade de atividades. Com Lavras Novas, não é diferente: há espaço para a calma e a tranquilidade, mas também para as aventuras e o encontro com a natureza que nossas montanhas proporcionam.

Veja agora o que há de melhor para fazer quando visitar Lavras Novas!

Passeio de quadriciclo

Lavras Novas é um pequeno e aconchegante distrito, mas que também conta com atividades para quem gosta de adrenalina.

O passeio de quadriciclo é um dos principais atrativos locais. Por lá você encontrará três empresas que oferecem o passeio, com diversas opções de roteiro. O mais tradicional deles dura cerca de duas horas, saindo do centro do distrito e fazendo parada no Mirante da Estrada Real, na Cachoeira dos Namorados e na Represa do Custódio.

Cachoeiras em Lavras Novas

Como um bom destino mineiro, Lavras Novas também tem diversas cachoeiras para quem quiser se refrescar ou apreciar a natureza. Algumas delas têm fácil acesso, outras precisam do acompanhamento de um guia.

  • Cachoeira dos Namorados: é uma das mais conhecidas e fica a 5 km do centro. Por lá,você pode aproveitar a queda com águas límpidas e poço raso e tomar um refrescante banho. É possível caminhar até ela por uma trilha, mas o local também está nos principais roteiros dos passeios de quadriciclo.
  • Cachoeira Três Pingos: outra das mais conhecidas e fica a uma hora de caminhada, saindo do final da Rua Principal. O acesso também é permitido para quem quiser ir de carro ou de bicicleta.
  • Cachoeira dos Pocinhos: outra opção de fácil acesso. Para chegar, basta uma caminhada de cerca de 20 minutos a partir de uma trilha que se inicia ao lado da Pousada Palavras Novas. Lá você encontra dois pocinhos com cascatas, além de piscinas naturais onde é possível mergulhar.

Trouxemos aqui três recomendações de cachoeiras, porém são muitas as opções existentes em Lavras Novas. Na dúvida, consulte um guia local, que pode indicar o melhor caminho para as principais delas.

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres

Erguida no princípio do século XVIII, a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres é uma construção simples, porém charmosa. A igreja fica aberta para visitação durante o dia e é iluminada à noite.

Seu interior é composto de três altares com características singelas. Na parte frontal do adro, existe uma grande cruz de pedra em cantaria. É ideal para os amantes do charme histórico de cidades como Ouro Preto e Tiradentes.

Além de um ótimo local para registrar sua visita com fotos, é possível subir alguns degraus e avistar o distrito através da torre dos sinos, uma vista bonita e interessante de todo o distrito de Lavras Novas.

Lavras Novas

Parque do Itacolomi

No entorno de Lavras Novas, fica o Parque do Itacolomi.

O Parque fica entre as cidades de Ouro Preto e Mariana e se destaca pela beleza natural, pela flora e pela fauna. Na região você encontra a Casa Bandeirista, que serviu de estabelecimento fiscal no tempo da exploração do ouro em Minas Gerais. Essa é uma das três construções em estilo paulista preservadas em Minas Gerais.

O parque conta com várias trilhas que mostram o melhor das paisagens de Minas Gerais para os amantes de caminhada e da natureza mineira.

Casas coloridas e “tortas” de Lavras Novas

Se você já viu alguma foto de turistas em Lavras Novas, provavelmente vai reconhecê-las: as tradicionais casinhas coloridas e “tortas” são um charme a mais do distrito.

As casas pintadas com cores alegres estão presentes por todo o local, servindo como cenário clássico para as fotos de quem o visita. Já no final da Rua Nossa Senhora dos Prazeres, há as tradicionais casinhas com portas e janelas tortas, que também chamam a atenção de quem quer registrar o passeio.

Restaurantes, pousadas e cultura local

Além das opções que você viu até aqui, não dá para não citar os restaurantes e as pousadas de Lavras Novas.

O distrito reúne várias opções de chalés e outras construções aconchegantes, muito procuradas por casais. Experimente visitar o local no inverno, quando o clima frio deixa tudo mais charmoso e ressalta outro ponto importante de Lavras Novas: a comida dos restaurantes e os bares. 

Gostou das nossas indicações e já quer conhecer Lavras Novas? Então, boa viagem, mas que tal não parar por lá? Continue viajando pelos encantos de Minas Gerais com as nossas dicas:

Unimed-BH
Por Unimed-BH

Há mais de 50 anos a Unimed-BH segue firme em seu propósito de cuidar e está presente na vida de mais de 1,3 milhão de pessoas oferecendo assistência completa e de alta qualidade.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários