Voltar para o topo

8 fatores que afetam a fertilidade masculina e como evitar a infertilidade

Prevenção e Controle

26/06/2025

Fertilidade masculina: o que é? Saiba quais são os fatores de risco e conheça hábitos que podem provocar a infertilidade.

4 min de leitura

8 fatores que afetam a fertilidade masculina e como evitar a infertilidade

A fertilidade masculina é um tema muito importante, especialmente para os homens que desejam ter filhos. Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto.

Pensando nisso, o Viver Bem preparou este conteúdo para explicar de forma simples o que é fertilidade masculina, quais hábitos podem prejudicá-la e o que pode ser feito para cuidar da saúde reprodutiva.

O que é fertilidade masculina?

Fertilidade masculina é a capacidade do homem de contribuir para uma gravidez. Em outras palavras, é a habilidade dos espermatozoides — produzidos nos testículos — de fecundar um óvulo e dar início a uma gestação.

Quando essa capacidade está comprometida, falamos em infertilidade. Isso acontece quando o casal tenta ter filhos por pelo menos um ano, mantendo relações sexuais frequentes e sem usar métodos contraceptivos, mas não consegue engravidar.

Fertilidade masculina e fertilidade feminina: qual a diferença?

A principal diferença está no funcionamento do sistema reprodutor de cada um:

  • Homens: produzem espermatozoides continuamente a partir da puberdade. Para que a fecundação aconteça, esses espermatozoides precisam ser produzidos em boa quantidade, ter forma adequada e ser capazes de se mover até o óvulo.
  • Mulheres: liberam, em geral, um óvulo por mês, a partir da primeira menstruação (menarca), até a menopausa (geralmente entre 45 e 55 anos). Além disso, o útero e o restante do sistema reprodutor precisam estar saudáveis para que a gravidez aconteça e se desenvolva bem.

Enquanto os homens podem produzir espermatozoides todos os dias, as mulheres têm um número limitado de óvulos ao longo da vida.

Causas: fatores de risco e hábitos que podem causar infertilidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) uma em cada seis pessoas enfrenta dificuldades para engravidar. No caso dos homens, diversos fatores podem afetar a fertilidade. A seguir, você confere os principais:

1 – Excesso de peso

A obesidade mórbida está entre os fatores sistêmicos associados à infertilidade masculina. Além disso, hábitos pouco saudáveis, como alimentar-se mal ou não praticar exercícios físicos, prejudicam a fertilidade do homem.

Leia também:

O que é obesidade: fatores de risco, impacto, tratamento e prevenção

2 – Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como a gonorreia e a clamídia, por exemplo, tendem a prejudicar o potencial reprodutivo do homem por diversos motivos, incluindo o impedimento da passagem dos espermatozoides.

3 – Fatores genéticos

A genética também pode interferir diretamente na fertilidade masculina. Alguns homens apresentam predisposição genética a ter infertilidade, muitas vezes, inclusive, sendo incapazes de produzir espermatozoides.

4 – Contato com produtos químicos

Estudos indicam que algumas substâncias químicas presentes em produtos comuns do dia a dia podem prejudicar a produção de hormônios e, como consequência, provocar infertilidade.

5 – Idade

Naturalmente, os homens são férteis por mais tempo do que as mulheres, mas a idade também pode interferir na fertilidade masculina. Indivíduos acima dos 50 anos de idade tendem a produzir menos testosterona e espermatozoides.

6 – Álcool, tabagismo e drogas

O álcool, o cigarro e outras drogas podem provocar diversas doenças e prejudicar a vida de qualquer pessoa. Entre os homens, o uso excessivo dessas substâncias também pode deixar o homem infértil.

Vale destacar que os anabolizantes também são substâncias prejudiciais e, em muitos casos, podem levar até à esterilidade — a perda total da capacidade de produzir espermatozoides.

Leia artigos relacionados:

7 – Infecções

Contrair algumas infecções também é um fator de risco para a infertilidade masculina. Entre as mais comuns, estão as prostatites (infecção da próstata), as uretrites (infecção da uretra) e as infecções de urina.

8 – Varicocele

A varicocele é uma condição caracterizada pela dilatação das veias que realizam a drenagem do sangue dos testículos. A doença pode prejudicar a fertilidade do homem, mas não é dolorosa e pode ser tratada.

Tratamentos contra a infertilidade

Existem possibilidades de tratamento para a infertilidade, mas isso vai depender, principalmente, de qual é a causa do problema. É importante que o homem procure um especialista no assunto para conversar sobre a fertilidade masculina.

É possível prevenir-se contra a infertilidade?

Dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 30% dos casos de infertilidade entre casais são causados por fatores masculinos.

Muitos deles podem ser evitados e, abaixo, você confere dicas de prevenção contra a infertilidade masculina.

  • Mantenha uma dieta saudável e equilibrada;
  • Pratique exercícios físicos regularmente;
  • Evite ingerir álcool em excesso;
  • Não fume;
  • Não faça uso de drogas e outras substâncias, como os anabolizantes;
  • Evite se expor a substância tóxicas;
  • Consulte-se regularmente com seu médico de referência.

As consultas regulares são pontos fundamentais para a saúde urológica do homem e, além de serem importantes para a fertilidade masculina, também são uma forma de manter a qualidade de vida e descobrir precocemente eventuais problemas.

Câncer de próstata: conscientize-se

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Esse é um assunto de extrema importância, especialmente para homens a partir dos 45 anos de idade.

O Viver Bem preparou um Guia completo para conscientização, em que tira as principais dúvidas sobre a doença e, entre outros pontos, fala sobre prevenção.

ACESSE O GUIA AGORA

Assista também ao vídeo do Dr. Adriano Pivoto, urologista e médico cooperado da Unimed-BH, que fala sobre a importância de prevenir, identificar sinais de alerta e adotar hábitos saudáveis para garantir mais qualidade de vida aos homens:

Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH
Conteúdo validado por Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH

Equipe responsável por prover conteúdos em soluções assistenciais para clientes, profissionais e prestadores da Unimed-BH, assim como para a sociedade como um todo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários