Ceia saudável: opções saborosas para as festas de fim de ano

Qualidade de Vida

16/12/2021

Não é preciso abrir mão das delícias das festas de fim de ano para manter sua alimentação balanceada; saiba preparar ceias saudáveis e saborosas.

6 min de leitura

Ceia saudável: opções saborosas para as festas de fim de ano

Dentre as festas de fim de ano, a celebração mais “saborosa” é o Natal. Para além da união e confraternização, as refeições têm um papel importante na festa. Mas será que é possível fazer uma ceia saudável?

A boa notícia é que sim. Há diversas opções de ceia saudável para saborear os pratos típicos nas refeições de fim de ano.

Neste artigo você encontra dicas e receitas para se reunir com a família em torno de uma ceia saudável e manter a alimentação balanceada sem abrir mão das delícias de Natal e Ano Novo.

Alimentação fim de ano: evite chutar o balde

Peru, carne assada, rabanada, pavê, tortas, arroz de forno ou com lentilha, panetone… O cardápio natalino e das demais festividades de fim de ano é bastante variado e apetitoso. Para além dos pratos típicos de Natal, cada família incorpora suas próprias tradições.

ceia saudável 1

Há sempre uma tia especialista em determinado prato, um primo que faz aquele assado de primeira ou a mãe que prepara uma sobremesa especial como ninguém. A refeição compartilhada fica cada vez mais diversificada com a chegada dos familiares e amigos.

Diante de tantas opções fica difícil resistir à tentação, não é mesmo? Mas devorar tanta comida gordurosa e sobremesas cheias de açúcar pode ser uma decisão arriscada. Afinal, ninguém gosta de ficar empanturrado ou sofrendo os efeitos de exagerar na quantidade.

Por isso, uma alimentação saudável nas festas de fim de ano é a melhor escolha para a celebrar. Desta forma, todos ficam satisfeitos e sem peso na consciência.

Como resistir às tentações e excesso de comilança?

Uma dica para adotar uma ceia saudável no fim do ano é começar pela salada. Neste quesito, é possível exagerar. Prepare um prato saudável e colorido com diversos vegetais.

Eles trazem a sensação de saciedade, ajudando a reduzir a necessidade de exagerar nas demais refeições. Além disso, respeite o seu corpo e observe o seu nível de saciedade.

Coma o suficiente para ficar satisfeito, evitando sucumbir às tentações. Comer só por comer pode trazer consequências desastrosas para o seu organismo.

Lembre-se de todo o esforço empregado ao longo do ano para manter uma alimentação saudável, e adote o mesmo hábito nas refeições de fim de ano.

Pratos típicos da ceia de Natal: 5 opções mais nutritivas

Quer saber como manter a dieta no Natal? Opte por opções mais saudáveis e nutritivas na hora de preparar as refeições. É possível substituir ingredientes calóricos por várias alternativas mais saudáveis, sem que a comida perca o sabor.

Confira algumas receitas de ceia saudável de Natal:

Carnes magras

ceia saudável 2

Nas festas natalinas, o prato principal costuma ser a proteína, geralmente, uma carne assada bem temperada e saborosa. As opções mais saudáveis são as chamadas carnes magras, como o peru e os peixes.

Uma dica de preparo é um peru assado com vegetais. Tempere a proteína por dentro e por fora com sal, e deixe descansando em uma panela tampada com água fria por 12 horas na geladeira.

Depois, descarte a água, pincele o peru com azeite de oliva e recheie com vegetais de sua preferência. Alguns exemplos saudáveis são: cenoura, aipo e cebola.

Distribua também vegetais na assadeira, em torno do peru, junto a ervas aromáticas como tomilho e folhas de louro, e regando tudo com azeite balsâmico. Asse em forno pré-aquecido a 180º por cerca de 4 horas.

Farofa festiva

Para combinar com o peru assado, prepare uma farofa repleta de elementos saudáveis. Essa opção caseira é mais saudável do que a versão pronta industrializada, e vai ajudar a deixar a ceia mais equilibrada.

Aqueça uma colher de manteiga na frigideira, refogue um pouco de cebola picada, alho e acrescente ingredientes à sua escolha, como cenoura ralada, cogumelos picadinhos, castanhas, uvas-passas, damascos cortados, couve picada bem fininha.

Depois, é só temperar com sal, pimenta e cheiro verde, refogar bem e acrescentar farinha de mandioca até dourar.

Saladas coloridas

Para deixar a mesa ainda mais bonita, prepare saladas diversificadas com vários tipos de legumes e verduras. Uma salada de tomates com pepino ou cenoura e repolho são alguns exemplos. Inclua também algumas frutas típicas da época.

Você pode misturar alguns grãos para finalizar o prato, como linhaça, sementes de girassol ou de abóbora para enriquecer a salada e deixá-la ainda mais nutritiva e saudável. Tempere a gosto.

Sobremesas saudáveis

A parte mais aguardada por muitos na ceia de Natal, especialmente pelas crianças da família, certamente, é a hora da sobremesa. E você também pode torná-las mais saudáveis fazendo algumas substituições.

Por exemplo, se for preparar um mousse de chocolate, troque o achocolatado por cacau em pó, e o açúcar branco, pelo açúcar demerara ou mascavo.

Já na hora de fazer um bolo, substitua a farinha branca pela integral ou outras opções como farinha de arroz, farinha de aveia, farinha de linhaça etc. Uma dica de preparo é o bolo de maçã, canela e uvas passas, a cara do Natal.

Abuse também das frutas na hora de diversificar a sobremesa. Entre as opções da época, estão as uvas, ameixas e maçãs. Além de ficar mais nutritiva, sua mesa natalina ficará mais bonita.

Torta de espinafre

Se você não abre mão de uma boa torta salgada para o Natal, uma opção saudável e fácil de preparar é a torta de espinafre. É possível preparar este prato de diversas formas, inclusive, sem farinha.

Para isso, basta refogar um maço de espinafre picadinho no azeite com cebola, alho, sal e pimenta-do-reino, e reservar.

Em uma assadeira, bata 4 ovos, acrescente uma colher de chá de fermento, salsinha e sal a gosto e uma caixa de creme de leite, misturando tudo novamente.

Por fim, coloque o refogado de espinafre e espalhe queijo ralado por cima. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos.

Receitas saudáveis para o Ano Novo: aposte nos grãos

ceia saudável 3

Depois do Natal, é hora de pensar em uma ceia de Ano Novo saudável para manter a alimentação balanceada.

A ceia de Réveillon combina muito bem com grãos, pois na crença popular, este ingrediente é associado à prosperidade. Além disso, grãos e sementes são opções saudáveis para comer em qualquer época do ano: são altamente nutritivos e com boas doses de fibras e minerais.

Por isso, o arroz com lentilhas é um prato tão tradicional nesta época. Você pode deixá-lo ainda mais saudável substituindo o arroz branco por arroz integral.

Para a sobremesa, sementes de romãs, frutas secas, castanhas e grãos podem ser utilizados no preparo ou dispostos in natura na mesa.

Bacalhau com grão-de-bico

Para o prato principal, a nossa dica é um delicioso bacalhau com grão-de-bico. Veja como fazer:

Ingredientes:

  • 1 copo de grão-de-bico
  • 500g de bacalhau
  • Azeite
  • 2 dentes de alho picado
  • 1 cebola grande picada em rodelas
  • 2 batatas médias picadas
  • 2 tomates picados
  • 1 pimentão vermelho cortado em rodelas
  • Temperos a gosto

Modo de fazer:

Deixar o grão-de-bico de molho do dia para a noite, assim como o bacalhau. Passado este período, descarte a água do bacalhau, cozinhe e retire os espinhos enquanto corta a carne em pedaços médios. Utilize a água do cozimento do bacalhau para cozinhar batatas.

Cozinhe o grão-de-bico por cerca de 10 minutos na panela de pressão. Enquanto isso, refogue os tomates e pimentões no azeite com alho e cebola até amolecerem, formando um molho.

Disponha o refogado em uma assadeira, colocando também o bacalhau, as batatas e o grão-de-bico. Tempere com sal e outras ervas de sua preferência, como coentro, cebolinha e orégano. Experimente e ajuste o sal, se necessário. Leve ao forno por cerca de 15 minutos.

Cuidados com a alimentação: dicas para o ano todo

ceia saudável 4

Além da ceia saudável, a alimentação equilibrada é um hábito que deve ser mantido por toda a vida, em todas as épocas do ano.

Isso não significa, necessariamente, que todo mundo tem que fazer dieta. Mas é preciso, sim, balancear o cardápio e adotar escolhas mais saudáveis no dia a dia. Veja algumas dicas:

  • Evite alimentos ultraprocessados
  • Consuma mais vegetais e frutas
  • Reduza a quantidade de sal nas refeições
  • Fuja dos alimentos que contém gorduras trans
  • Faça, ao menos, três refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis
  • Reduza o consumo de doces e açúcares

Além disso, mantenha uma rotina de exercícios físicos e hidrate-se constantemente. Aproveite a chegada do Ano Novo e estabeleça uma meta: a adoção de hábitos saudáveis no dia a dia.

Para te ajudar nessa missão, confira as dicas que preparamos para que você mantenha os cuidados com a saúde em dia:

Unimed-BH
Por Unimed-BH

Há mais de 50 anos a Unimed-BH segue firme em seu propósito de cuidar e está presente na vida de mais de 1,3 milhão de pessoas oferecendo assistência completa e de alta qualidade.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários